Peralta com poluição zero e Bandeiras Azuis na Lourinhã


As praias da Areia Branca, Areal Sul e Porto Dinheiro vão receber, novamente, a bandeira azul – galardão máximo da qualidade balnear e ambiental. O anúncio foi feito no âmbito de uma conferência de imprensa, promovida pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), em que foram reveladas as praias, marinas/portos de recreio e embarcações ecoturísticas, indicadas para atribuição de bandeira azul.
Também foi divulgado pela página de internet do ekonomista (http://www.e-konomista.pt/artigo/praias-com-poluicao-zero-portugal/) a lista de 2017 das 33 praias Portuguesas com poluição zero, da responsabilidade ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável (http://zero.ong/portugal-tem-33-praias-com-zero-poluicao/) onde consta a Praia da Peralta.
Uma praia com poluição zero corresponde a uma praia onde não foi detetada qualquer contaminação nas análises efetuadas ao longo das três últimas épocas balneares, de acordo com os parâmetros estabelecidos na legislação vigente. Intitulam-se de “zero”, porque apresentam valores zero ou inferiores ao limite de deteção em todas as análises efetuadas aos dois parâmetros microbiológicos controlados: escherichia coli e enterococos intestinais.
A Junta de Freguesia de Lourinhã e Atalaia regozija-se por esta noticias que são fruto do esforço na manutenção e limpeza do meio ambiente no concelho e na Freguesia pela Câmara Municipal da Lourinhã e pela Junta de Freguesia, respectivamente.