Passeio da Memória


A 14.ª Rota dos Dinossauros, organizada pelo Município de Lourinhã, une-se este ano a uma causa a favor da Associação Alzheimer Portugal, a qual celebra o seu 30.º aniversário.
O Passeio da Memória é um grande evento anual da Alzheimer Portugal, que assinala o Dia Mundial da Doença de Alzheimer. Consiste numa caminhada solidária, revertendo os fundos das inscrições na íntegra para a Alzheimer Portugal.

Tem como objetivos informar e consciencializar para a importância de reduzir o risco de desenvolver demência, para os sinais de alerta da Doença de Alzheimer e, sobretudo, para a importância do diagnóstico atempado.

A iniciativa chegou a Portugal em 2011 e centenas de pessoas caminharam 6 Km naquele que foi o primeiro Passeio da Memória, que teve lugar em Oeiras. Na edição de 2018, comemorativa do 30º Aniversário da Alzheimer Portugal, a caminhada vai ter lugar em 67 locais de Norte a Sul de Portugal, incluindo os arquipélagos dos Açores e da Madeira.

Com esta iniciativa, que conta com o apoio de muitos Municípios, a Associação ambiciona desenvolver um conjunto de ações locais que permitam chegar à população em vários momentos ao longo do ano. Uma parte do valor angariado em cada local será utilizado para a realização de ações que contribuirão para o grande propósito de aumentar os conhecimentos sobre a demência, tais como como ações de informação ou atividades formativas.

No Concelho da Lourinhã do total das receitas angariadas, 50% dos fundos irão financiar ações a realizar na Lourinhã (Ações de Informação/formação, Sessões “Memo e Kelembra nas Escolas”, Verba para o Programa Apoio na Incontinência (para Associados do Município), criação de um Café Memória, etc…).

PERCURSO
A concentração dos participantes decorre a partir das 08h30, junto ao Museu da Lourinhã, que abrirá as suas portas aos que quiserem visitar o espaço museológico (breve visita).

A partida para o passeio encontra-se agendada para as 09h30, com um trajeto que se inicia junto ao Museu da Lourinhã, desenvolvendo-se em direção ao Forte Paimogo, num total de 9 quilómetros, coincidentes com o percurso pedestre Pequena rota 1 (PR1). No final da caminhada, o Município disponibiliza transporte do Forte Paimogo para a Lourinhã.

INSCRIÇÕES
5 € (donativo mínimo por participante – reverte a favor da Associação Alzheimer Portugal)
Limitadas a 200 participantes:
– online – https://alzheimerportugal.npf.com.pt/public/passeiomemoria.aspx
– Museu da Lourinhã
– no dia/local de partida

PARCEIROS
União das Freguesias da Lourinhã e Atalaia
Museu da Lourinhã
Águas do Vimeiro
RCL 99FM
Ativo Fitness Club