Museu da Lourinhã Reabre ao Público com Novidades – Lourinhã e Atalaia

Museu da Lourinhã Reabre ao Público com Novidades


O Museu da Lourinhã vai reabrir já no próximo dia 03 de fevereiro, depois de ter levado a cabo obras de remodelação que permitirá aumentar a oferta aos visitantes. Além desta reordenação do espaço, o Museu passa a contar com dois núcleos museológicos complementares.
Um, no centro da Vila da Lourinhã, que apresenta como novidade um espaço de interpretação dedicado à História Natural, acompanhado por uma importante exposição de Etnografia.
museu-3-6No espaço de interpretação dedicado à História Natural, nos domínios da Geologia, Paleontologia e Arqueologia, o visitante é convidado a viajar no tempo até ao início da abertura do Oceano Atlântico, há cerca de 252 milhões de anos. Através desta viagem, podem ser observados fósseis de seres antigos e rochas que contam a história da abertura deste oceano e como esta influenciou a evolução da diversidade dos seres vivos. Existem também vestígios arqueológicos e osteológicos humanos, deixados por comunidades que passaram a integrar recursos de origem marinha na sua dieta, instalando-se para tal na costa atlântica. De entre as peças aqui expostas, destacam-se amonites, plesiossauros de Angola, tartarugas, crocodilos, dinossauros, anfíbios do Algarve e da Gronelândia, materiais da gruta da Feteira (Lourinhã) e um menir.
Em suma, visitar o Museu é realizar uma viagem imaginária através do tempo, que remonta até há cerca de 252 milhões de anos, durante a qual se pode olhar através de “janelas de observação” privilegiadas e apreciar vestígios de muitos dos seres vivos, e da sua atividade, que habitaram esta e outras regiões. A passagem pelo tempo histórico inclui representações culturais que vão desde os dinossauros ao Homem na pré-história e na modernidade.
A oferta do Museu estende-se ao público mais jovem, com um espaço onde são promovidas diversas atividades lúdico-pedagógicas, como é o caso de ateliers variados na área da Paleontologia, Arqueologia e Etnografia, workshops de chocolate, confeção de pão caseiro e visionamento de filmes.
  
Retirado de:  https://www.facebook.com/events/806596886196231/