Moinhos Abertos – 2018


Desde 2014 que o Município da Lourinhã, com a colaboração das Juntas de Freguesia e a participação de Proprietários e Amigos dos Moinhos do Concelho, celebra O DIA NACIONAL DOS MOINHOS (7 de Abril), promovido ao nível nacional pela Etnoideia – Rede Portuguesa de Moinhos.

Este ano, de 7 a 9 (sáb. dom. 2ª) de Abril , realiza-se a V Edição Local da iniciativa MOINHOS ABERTOS DA LOURINHÃ e abrem-se ao público 15 moinhos do concelho, possibilitando-se experiências temáticas (visitas guiadas, processos de moagem, manuseio das velas, histórias e cantares, caminhadas, exposições e oficinas lúdico-pedagógicas, etc.), e promovendo a partilha, dinamização e divulgação do importante património molinológico local, elemento fundamental de uma das nossas mais emblemáticas tradições culturais.

Na Freguesia de Lourinhã e Atalaia os interessados podem realizar visitas aos moinhos situados nas localidades de Atalaia (Cabaçeira) e em Zambujeira.

A Junta de Freguesia de Lourinhã e Atalaia agradece aos respectivos proprietários dos Moinhos pela participação nesta iniciativa em prol do património, da cultura e das tradições da Freguesia.

Desdobravel da Programação no Concelho da Lourinhã