Inauguração do Parque Infantil dos Moinhos, em Atalaia


Foi inaugurado no dia 10 de janeiro o Parque Infantil dos Moinhos, instalado na Associação Desportiva e Recreativa Marítimo da Atalaia, no âmbito do Orçamento Participativo da União de Freguesias de Lourinhã e Atalaia.

O parque proposto pelas cidadãs Regina Cruz Santos, Maria Cacilda Costa, Andreia Alves e Olga Nascimento foi aprovado e votado no processo de Orçamento Participativo da Freguesia 2017/18 e está, a partir desta data, à disposição de todas as crianças, residentes e não residentes, na Atalaia.

Este equipamento urbano é composto por três equipamentos, um baloiço duplo, um jogo do galo e um jogo da macaca e tem ainda a cercadura e piso homologados. A construção a cargo da Junta da União das Freguesias de Lourinhã e Atalaia teve o custo de 6 mil e 500 euros.

A cerimónia de inauguração contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal da Lourinhã, João Duarte Carvalho, membros do executivo da União das Freguesias, populares e as crianças e alunos do J.I e EB1 da Atalaia, respectivamente.

Pedro Margarido, Presidente da Junta da Freguesia de Lourinhã e Atalaia realçou a participação dos cidadãos no espaço publico, através dos processos de orçamento participativo onde podem apresentar as suas ideias e sugestões para valorizar a qualidade de vida na Freguesia, e referiu que a Junta de Freguesia está disponível para dialogar com todos, cidadãos e entidades no sentido de desenvolver e resolver os problemas. Explicou aos presentes que quando os espaços que visam as propostas ao orçamento participativo não pertencem à União das Freguesias, como este parque infantil que foi construído no terreno da Associação Marítimo de Atalaia, é necessário solicitar previamente as autorizações das entidades responsáveis para que não ocorra novamente o projeto ficar suspenso por falta de autorização, como o projeto de recuperação das escadas de Porto das Barcas.

Disse ainda, em forma de resposta a alguns cidadãos que gostariam que o parque tivesse mais equipamento, que o parque agora inaugurado só dispõe de três equipamentos devido a estar limitado no espaço sendo que só um equipamento necessita de uma área de segurança de 35 metros quadrados, mas que a Junta está disponível para dialogar com a associação para que no futuro se possa fazer a ampliação do parque.