Inauguração da Exposição “Uma Lagartinha muito comilona”

Inaugurou ontem na Biblioteca Municipal de Lourinhã uma exposição intitulada “Uma Lagartinha muito comilona“, com a presença do presidente da Câmara, João Duarte Carvalho, e dos vereadores Fernando Oliveira e Vital Rosário, do presidente da União de Freguesias da Lourinhã e Atalaia, Pedro Margarido, e de membros da Assembleia Municipal.

Lagartic_Comi_017O projeto dinamizado pela coordenação de educação da Câmara Municipal de Lourinhã no âmbito da educação do pré- escolar da rede publica e ipss com valência de educação de creche e pré-escolar, “Uma Lagartinha muito comilona”, envolveu ao longo deste ano letivo a comunidade escolar em diversas iniciativas promotoras dos bons hábitos alimentares e da saúde oral.

A história do autor Eric Carle “A Lagartinha muito comilona” foi o ponto de partida desta iniciativa. Os técnicos da Câmara Municipal de Lourinhã percorreram as 48 salas de atividades, creches e jardins de infância de todo o concelho, enquadrados nos Agrupamentos de Escolas da Lourinhã e D. Lourenço Vicente e das Instituições Particulares de Solidariedade Social da área de infância. Ai fizeram a dramatização da história e distribuíram um livro onde constava o início da história. Depois cada criança teve a oportunidade de levar para casa o livro e a lagartinha, construída com o recurso à expressão plástica iniciados na sala de atividades, para, em conjunto com os seus familiares continuar o enredo e ilustração com a sua imaginação. Cada família acrescentou ainda uma bola ao corpo da lagartinha que acompanhava o livro, ajudando assim a recriar esta personagem.

Lagartic_Comi_007Esta exposição é um grande exemplo da interação da escola com os pais, tendo sido construídos 76 livros diferentes ao longo deste projeto bem como as largatinhas que se encontra espalhadas pelo edifício da biblioteca que atingem comprimentos consideráveis, e estão decoradas com diversos materiais e formas.

A União de Freguesias de Lourinhã e Atalaia congratula a Câmara Municipal da Lourinhã, em especial o setor de educação, por esta iniciativa e aconselha a população a visitar esta divertida e surpreendente exposição.