IIª Edição da Feira Saloia da Vila da Lourinhã

Decorreu no passado fim de semana, de 27 e 28 de maio, na Vila da Lourinhã, a IIª Edição da Feira Saloia da Vila da Lourinhã, organizada pela Junta de Freguesia de Lourinhã e Atalaia.

Com o objetivo de dinamizar o comércio local assim como o artesanato, doçaria e cultura da Freguesia, a Junta de Freguesia de Lourinhã e Atalaia realizou um evento em que consistia recriar a vivência da Vila da Lourinhã no final do séc. XIX para o princípio do séc. XX .

Os mais de uma centena de expositores abraçaram o desafio da organização e trajaram à época transmitindo aos visitantes o espírito saloio. Um pouco por toda a Vila os visitantes puderam apreciar também antiguidades com que os comerciantes enfeitaram as montras e o interior das lojas, provar comida típica da região e saborear o chouriço assado acompanhado do bom vinho da Região ou os famosos licores. Puderam ainda apreciar exposições de bicicletas e carros antigos e fotografias. Houve ainda uma preocupação pedagógica com a realização de um fórum sobre o património imaterial da Freguesia.

Foram dois dias preenchidos com muitas actividades culturais com a actuação de Bandas Filarmónicas, Ranchos Folclóricos, grupo de cantares de música popular Portuguesa e arruadas com acordeão e gaita-de-foles.

Houve uma quinta pedagógica com cavalos, burros, patos, etc…, e ainda para as crianças, a possibilidade de experimentarem a equitação e um jogo familiar “Apanha o Jeremias” em que estas teriam de realizar um percurso na feira, coleccionando carimbos das lojas aderentes e no fim ganhavam um prémio.

O Presidente da Junta de Freguesia de Lourinhã e Atalaia em jeito de balanço disse: “apesar dos constrangimentos provocados pela chuva que não permitiu cumprir no domingo à tarde todas as actividades programadas, sinto-me muito satisfeito pelo sucesso alcançado nesta segunda edição da Feira Saloia da Vila da Lourinhã e pela forma como esta decorreu. Houve este ano mais investimento em infraestruturas, com a decoração, iluminação e som ambiente em todas as ruas do circuito, mais investimento na informação aos visitantes, com mapas nas principais entradas, e mais investimento na animação de rua. Outra grande novidade e que fez a delicia de todos foi a presença de um carrossel artesanal em madeira. Até agora já recebi por parte de expositores e visitantes vários elogios pela forma como eu e os meus colegas do executivo, e com a forte colaboração dos funcionários da Junta, organizaram e estiveram sempre presentes durante este evento”.

A Junta de Freguesia de Lourinhã e Atalaia, entidade organizadora da Feira Saloia da Vila da Lourinhã, agradece aos comerciantes, às associações, às empresas, aos artesãos, aos vendedores, aos proprietários dos animais da Quinta Pedagógica, pela disponibilidade e colaboração que contribuiu para o sucesso da 2ª Edição da Feira Saloia da Vila da Lourinhã, com especial menção à Câmara Municipal da Lourinhã, à Câmara Municipal de Torres Vedras e à Promotorres E.M., à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Lourinhã, ao Museu da Lourinhã, à Confraria da Aguardente D.O.C. Lourinhã, ao Grupo de Teatro T’Amal, ao Rancho Folclórico “As Moleirinhas” de Seixal – Lourinhã, ao Centro Social da Abelheira, ao Grupo Desportivo, Cultural, Recreativo e Social de Zambujeira e Serra do Calvo e à Freguesia do Vimeiro pela cedência de infraestruturas e o apoio à realização deste evento.

Presta ainda um especial agradecimento ao apoio da Cervejaria Jardim e da Residencial D. Lourenço e de todos os cidadãos que cederam as bicicletas e carros antigos que estiveram em exposição.

Por fim uma nota de mérito a todos os funcionários da Junta de Freguesia pelo seu esforço e dedicação a este evento.

De novo obrigado a todos os visitantes, deixando desde já um Convite para uma 3ª. Edição da Feira Saloia da Vila da Lourinhã a realizar no próximo ano, desafiando a todos a estarem presentes trajados à época.