Furtos, Roubos e Burlas

O destacamento territorial de Torres Vedras, com o apoio da União de Freguesias de Lourinhã e Atalaia, promoveu uma sessão de esclarecimento sobre comércio seguro que decorreu ontem, dia 15 de Abril, às 20h30 na sede da Junta de Freguesia.

Nesta sessão foram esclarecidos, e debatidos, o licenciamento de música em espaços comerciais, a prevenção e atuação perante situações de furtos, roubos e burlas e feita uma apresentação da nova nota de 10€.

Os oradores foram, pela Guarda Nacional República, Luís Coimbra e Nélson Dâmaso, que fazem parte de uma equipa de 5 guardas responsáveis pelos programas: Escola Segura; Idoso Seguro; e Comércio Seguro do destacamento de Torres Vedras, e pela Associação “Passmusica” , a diretora Susana Silva.

GNR_Com_Seg_029_w

Apesar da divulgação feita pela União de Freguesias, através de email, mensagens sms, através do painel eletrónico e da comunicação social, não aparecerem muitos comerciantes mas as dúvidas, essas, foram muitas, principalmente sobre o Licenciamento de Música Gravada em espaços comerciais “PASSMUSICA”.

Este licenciamento é obrigatório para todos os espaços comerciais que possuem música ambiente, gravada, seja através de rádio, televisão ou outro tipo de multimédia. Está em vigor desde 2008 e a falta de licenciamento implica um crime pelo qual o responsável pelo estabelecimento será presente a tribunal.

A Associação “PASSMUSICA” tem uma página de internet, www.passmusica.pt, onde pode tirar dúvidas, ver os tarifários e descarregar/preencher os respetivos formulários.

Sobre os furtos, roubos e burlas, de acordo com Luís Santos e Nelson Dâmaso, o mais importante é a colaboração entre comerciantes, a população em geral, e as forças de autoridade, pois a segurança é um direito de todos. Referiram que é importante os comerciantes reportarem às autoridades as situações que considerem anormais para que os responsáveis possam dirigir os efetivos para um policiamento de maior proximidade nas zonas comercias. Disseram que a melhor forma de combater a criminalidade no comércio era estarem atentos ao que se passa na envolvência do estabelecimento e nas pessoas estranhas que ai se dirigem. Quer era, também, muito importantes certificarem-se sempre de que todos os acessos ao interior do estabelecimento estão bem fechados, após o encerramento, e que devem ter sempre ao pé os contatos das forças de autoridade da área.

GNR_Com_Seg_061_w

Houve lugar durante sessão à troca de experiências por parte dos comerciantes, que foram comentadas pelos oradores e que deram uma visão de qual o comportamento das forças da autoridade, no quadro legal, perante algumas situações.

No fim foi apresentada a nova nota de 10€, que entra em circulação a partir de 23 de setembro do corrente ano. Foi destacada a forma de reconhecer os elementos de segurança que permitem aos comerciantes saber se a nota é ou não falsa. (informações em Banco de Portugal)

Os oradores disponibilizaram-se para prestar esclarecimentos adicionais, pessoalmente ou através do telefone 261 337 140 (Destacamento Territorial da GNR de Torres Vedras).