Festival Literário “Livros a Oeste” 2017

Decorreu ontem de manhã, dia 09 de Maio, a abertura oficial do Festival Literário “Livros a Oeste”, com a presença de largas dezenas de convidados e de alunos de escolas do Concelho, que quiseram associar-se ao arranque de mais uma edição desta iniciativa cultural do Município da Lourinhã.

O mote foi dado pelo Grupo Ribombar da Escola Padre Vítor Melícias, que começou por animar as ruas da Lourinhã, levando depois o rufar dos seus tambores até ao auditório da Associação Musical e Artística Lourinhanense, onde decorreu a sessão inaugural.

O destaque dos intervenientes foi para a amplitude deste Festival destinado a todos os públicos, e para importância do envolvimento das escolas, que vão acolher diversas iniciativas do programa, protagonizando de igual modo momentos culturais ao longo do programa.

A par das intervenções, a sessão foi ainda marcada por diversos momentos culturais e de animação, muito aplaudidos pelo público presente. Foram os casos das atuações do Grupo de Dança do Desporto Escolar da Escola Secundária da Lourinhã, The Originals, e dos alunos do Curso Articulado de Música do Agrupamento de Escolas D. Lourenço Vicente.

CONCURSO DE CONTOS “Prémio Livros a Oeste / Câmara Municipal da Lourinhã”

Um dos pontos altos da cerimónia foi a entrega de prémios do concurso de contos “Prémio Livros a Oeste / Câmara Municipal da Lourinhã”, que este ano teve como tema “Moinhos de Vento”.

Diana Melo de Oliveira da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos (E. B. 2,3) Dr. João das Regras e Beatriz Rolim Caixaria da Escola Secundária Dr. João Manuel da Costa Delgada foram as grandes vencedoras desta edição.

No 3º Ciclo, o segundo lugar foi para Tatiana Sofia Dionísio, da EB 2, 3 Dr. Afonso Rodrigues Pereira, e o terceiro lugar para Beatriz Barros Santos, da E.B. 2,3 Dr. João das Regras. A menção honrosa neste escalão foi atribuída a Filipa Alexandra Rodrigues de E.B. 2,3 Dr. Afonso Rodrigues Pereira.

Já no escalão relativo ao Ensino Secundário, o segundo lugar foi atribuído a Marcelo Garcia de Matos e o terceiro a Inês Sofia Pereira. À semelhança do 3.º Ciclo foi, igualmente, entregue uma menção honrosa a Adriana Martins Almeida.

É de salientar que os dois contos vencedores foram partilhados com a assistência, através da leitura de João Morales, na ausência de Diana de Oliveira (vencedora no Escalão 3.º Ciclo) e de Beatriz Rolim Caixaria, vencedora no Escalão Ensino Secundário .

Com 38 trabalhos concorrentes, a edição deste ano registou um franco crescimento na adesão dos participantes, um facto salientado pelo vereador Fernando Oliveira, que revelou a intenção do Município em editar um livro que dará a conhecer contos apresentados ao longo das três edições deste Concurso.

O Presidente da Junta de Freguesia de Lourinhã e Atalaia, Pedro Margarido, esteve presente na cerimónia de inauguração e congratula os vencedores do CONCURSO DE CONTOS assim como o Município da Lourinhã por mais uma edição desta iniciativa.

Ver Programa