Festa em Honra S. Sebastião 2018 – Vila da Lourinhã


Realizou-se no passado fim-de-semana, de 17 a 21 de Janeiro, a tradicional Festa Anual em honra do Mártir São Sebastião, Vila da Lourinhã, organizado pela Mordomia de São Sebastião com o apoio da União de Freguesias de Lourinhã e Atalaia.

Os festejos contaram com gastronomia regional, os famosos chouriços assados e o tradicionais bolos de festa. As noites de sexta-feira e sábado foram animadas com música ao vivo, pelo Duo Nuno Fonseca e João Só, respectivamente.

No Domingo decorreu a secular procissão em Honra do Mártir São Sebastião pelas ruas da vila, abrilhantada pela Banda Filarmónica da Associação Musical e Artística Lourinhanense (AMAL) e no fim houve lugar ao leilão dos “carros” – tabuleiros de bolos de festa ornamentados com fitas coloridas.

São Sebastião nasceu na França tendo depois ido com os pais para Milão, Itália. Aí cresceu na fé cristã e, ao mesmo tempo, ficou famoso como valente soldado sendo que chegou a capitão da guarda do imperador de Roma. Na época os cristãos eram perseguidos e muitos foram presos e martirizados, mas como ninguém sabia que São Sebastião era cristão, ele conseguiu ajudar muitas pessoas presas por seguirem o Cristianismo, diminuindo-lhes as penas, dando-lhes alimento e animando-os a perseverarem-se na fé em Cristo, mesmo que isso implicasse o martírio. Por causa da sua poderosa intercessão e incontáveis milagres obtidos, ele tornou-se padroeiro de muitas cidades e bairros por todo o país. (in cm-lourinha.pt)

A Junta de Freguesia de Lourinhã e Atalaia congratula a organização e os muitos cidadãos que participaram e colaboram nas festividades para que se mantenha viva esta secular tradição na Vila da Lourinhã.

Agradecimento pelas imagens: Fernando Rodrigues; Eduardo Magalhães @Lourinhã-2018