Festa da Família cria pontes entre gerações


Com o objetivo de aproximar as várias gerações, onde os mais novos interagem com os mais velhos e trocam histórias vivas e sabedoria da vida, proporcionando a todos um dia alegre, divertido e diferente, a Junta da União das Freguesias de Lourinhã e Atalaia realiza um evento para as famílias em parceria com as Instituições e Associações de apoio à população sénior da Freguesia.

Este evento, denominado “Dia da Família – Convívio entre Gerações“, conta com a presença dos utentes dos lares e centros de dia, da Freguesia, das respetivas famílias e do público em geral e tem ainda o intuito de alertar a comunidade para a perda de valores da sociedade em que vivemos, onde por vezes se verifica que os mais velhos a partir de uma determinada idade já não são valorizados. Pretende-se assim demonstrar que as gerações mais velhas adquiriram ao longo da vida uma experiência que leva a que ainda tenham muito para dar e ensinar às gerações mais novas.

O programa tem por base a interação e a demonstração de atividades, como jogos, o saber fazer associado às artes, ofícios antigos, alguns já extintos, exposições de trabalhos realizados pelos seniores, ginástica, zumba e animação musical por grupos locais: 

Manhã

10H00 – Início das atividades com a chegada dos utentes dos lares e centros de dia
10H30 – Demonstração / aula de motricidade sénior, aberta a todas as idades
11H00 – Aula de Zumba para toda a Família
11H30 – Aula de Chi Kung

Tarde

14H30 – Grupo de Cantares da Academia Cultural Sénior da Lourinhã
15H30 – Animação / dança com o Acordeonista Nuno Fonseca
16H30 – Grupo de Cantares de Zambujeira e Serra do Calvo
17H30 – Rancho Folclórico “As Moleirinhas”, Seixal – Lourinhã

 Pretende-se também que haja uma troca de experiências entre gerações: Avós, Pais e Netos, com a dinamização de atividades conjuntas, como os jogos tradicionais ou mais atuais.

O evento é organizado pela Junta de Freguesia de Lourinhã e Atalaia, em parceria com o Centro Social e Paroquial da Lourinhã, a Santa Casa da Misericórdia da Lourinhã, a Associação Social, Cultural e Humanitária da Atalaia e o GEAL/ Museu da Lourinhã. Conta ainda com o apoio da Câmara Municipal da Lourinhã e da ADAPECIL – Associação de Amor para a Educação de Cidadãos Inadaptados da Lourinhã.

O evento terá lugar no domingo, dia 29 de setembro de 2019, no Pavilhão Polidesportivo Municipal, junto ao Estádio Municipal da Lourinhã entre as 10:00 e as 19:00 horas e contará com serviço de bar e refeições.