Feira Saloia da Vila da Lourinhã


BEM-VINDO à Feira Saloia da Vila da Lourinhã um fim de semana de outros tempos, onde o comércio e o Museu estão abertos, inclusive à noite, a animação e a diversão é grande e ocorre em vários pontos da Vila da Lourinhã proporcionando aos visitantes momentos únicos, num ambiente fantástico.

O porquê da Feira Saloia?

Designa-se como saloia ou saloio o habitante natural das zonas rurais dos finais do século XIX, início do século XX na região da grande Lisboa, denominando-se por região saloia. No passado a maioria dos habitantes da Lourinhã viviam da agricultura, praticada em campos, hortas e pomares, e do comércio de produtos agrícolas de excelência (frutas, batatas, hortaliças, coelhos, aves, ovos, cereais, …), esta região desenvolveu também uma gastronomia bastante variada e rica.
A maneira de trajar também era muito própria, incluindo o colete e o barrete que até há poucos anos ainda era usado por pessoas mais velhas em algumas das nossas aldeias. 

A Freguesia de Lourinhã e Atalaia convida-o a visitar e recordar o século passado, na Vila da Lourinhã, onde a população ia vender e comprar os seus produtos.

Nessa época o ambiente era genuinamente saloio e de grande animação, sendo a Vila do ponto de vista social e económico, um importante centro da comunidade.

Artesãos que mostravam os seus trabalhos, bancas de comércio e saltimbancos que animavam as ruas, a Freguesia de Lourinhã e Atalaia pretende fazê-lo reviver esta época e vivenciar durante o evento:

♦ Comércio Aberto à Noite ♦ Animação Infantil ♦ Carrossel Artesanal de Madeira ♦ “Adegas” / Tasquinhas ♦ Artesanato ♦ Bandas Filarmónicas ♦ Doçaria ♦ Jogos Tradicionais ♦ Música Popular ♦ Prova de Aguardente D.O.C. Lourinhã ♦ Quinta Pedagógica ♦ Ranchos Folclóricos ♦ Teatro de Rua

Programa 2018

Mapa

Outras iniciativas promovidas / dinamizadas pelos comerciantes, empresários e associações serão divulgadas aqui e em: facebook.com/feira.saloia.lourinha

Organização / Contactos:

União das Freguesias de Lourinhã e Atalaia
Largo D. Lourenço Vicente, n.º 1
2530 – 126 Lourinhã
Tel: 261 422 159

Email: comunicacao@lourinhaatalaia.pt