Expo Lourinhã 2016

Realizou-se no passado fim-de-semana, de 22 a 25 de Abril 2016, a Expo Lourinhã organizada pela Associação pelo Desenvolvimento Local da Lourinhã (ADL) também com o apoio da Freguesia de Lourinhã e Atalaia.

2016-04-24 21.29.27Durante estes quatro dias houve inúmeras actividades de índole cultural e recreativa dinamizadas pelas associações, instituições e empresas, com sede ou presença no Concelho da Lourinhã, direccionadas quer aos jovens e crianças quer à população em geral. Houve ainda inúmeras iniciativas desportivas e de âmbito social.

O ponto alto da Expo Lourinhã foi a Gala das Distinções pelo Desenvolvimento 2015, edição 2016, no dia 24 de Abril à noite, onde a ADL atribuiu um prémio às personalidades e às entidades de entre as nomeadas pelos parceiros. (pode ver os nomeados no final deste artigo)

Os premiados desta edição foram:

AMBIENTE: Jorge Bento (primeiro produtor de Pêra Rocha em modo biológico, no concelho da Lourinhã.)
TURISMO: Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro (CIBV) – Município de Lourinhã
ASSOCIATIVISMO E VOLUNTARIADO: Associação Projeto JAVA
DESPORTO: Miguel Ribeiro (atletismo, campeão nacional de corta-mato desporto escolar, campeão nacional de pista – 1.500m)
EDUCAÇÃO: Bombeiros por 5 dias – Campo de Férias, Associação de Pais do Agupamento de Escolas D. Lourenço Vicente
EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO: Adega Cooperativa da Lourinhã (Vaporizador Aguadente DOC Lourinhã)
MÚSICA E ARTES: Simão Quintans
PUBLICAÇÃO: Destinos Cruéis de Silvino Pereira
RESPONSABILIDADE SOCIAL: Óptica Correia
PRÉMIO CARREIRA: Estevão Pereira
ACONTECIMENTO DO ANO: Orçamento Participativo da Lourinhã – Município de Lourinhã
PERSONALIDADE DO ANO: Mapril Baptista

A Freguesia de Lourinhã e Atalaia felicita todos os galardoados e faz votos de muitos sucessos.

Na gala para além da presença do Presidente da Câmara Municipal da Lourinhã, João Duarte Carvalho e do executivo Municipal, do Presidente da Assembleia Municipal da Lourinhã, José Manuel Custódio, e de membros da Assembleia, do Presidente da Junta da Freguesia de Lourinhã e Atalaia, Pedro Manuel Margarido e de membros do executivo e assembleia de Freguesia, destaca-se a presença da Presidente do Município de Deuil-la-Barre, Muriel Scolan, e do conselheiro municipal, 13029575_1095509077161909_1864154943010411635_odesta vila Francesa, o conterrâneo Alberto Pereira que também foi nomeado na categoria ASSOCIATIVISMO E VOLUNTARIADO, pelo trabalho e dedicação que permitiu a presença de empresas e instituições do Concelho da Lourinhã na exposição em 2015 em Deuil-la-Barre, França.

A Presidente do Município de Deuil-la-Barre, Muriel Scolan, entregou durante a gala uma medalha da Vila de Deuil-la-Barre à ADL, na pessoa do seu presidente Pedro Quintans, como agradecimento pelo convite efetuado, enaltecendo, num breve discurso, a inovação e 2016-04-25 15.38.36a organização da Expo Lourinhã assim com o dinamismo das empresas da Lourinhã.

Freguesia de Lourinhã e Atalaia na Expo Lourinhã

Durante o evento a Freguesia de Lourinhã e Atalaia divulgou os vários aspetos da Freguesia, principalmente a vertente turística e promoveu ainda os vários eventos que organiza em 2016, 2016-04-25 16.17.38nomeadamente a Feira Saloia e o Festival da Abóbora, com a oferta, para prova, de doce de abóbora e a distribuição de folhetos junto de visitantes e expositores feita pelo Presidente Pedro Margarido e pela vogal Maria Matos.

 

 

2016-04-25 16.22.31
O Presidente Margarido contribuiu para a causa “Um Dia pela Vida – Lourinhã”

 

2016-04-25 16.30.00
O Hostel Paradise, Praia da Areia Branca, ofereceu à Freguesia de Lourinhã e Atalaia um “Pin” referente à abóbora.

 

Lista de nomeados da edição de 2016: 

Ambiente (entidade parceira Lourambi) – distinguir instituições ou empresas do concelho com um desempenho e/ou consciencialização ambiental relevante:

– Jorge Bento (primeiro produtor de pêra rocha em modo biológico, no concelho, que em 2015 teve a sua primeira produção certificada);
– Projecto ‘Moove Oeste Portugal’ – Município da Lourinhã (trouxe para o concelho um veículo ligeiro eléctrico e um posto eléctrico de carregamento. O veículo esteve disponível aos cidadãos que puderam de forma gratuita testar um carro ‘amigo do ambiente’ e no final do projecto a viatura integrou a frota municipal);
– Associação Tá a Mexer (em 2015 promoveu de forma activa, um conjunto de actividades de tempos livres no âmbito dos seus campos de férias, ligadas à sensibilização ambiental e à produção de produtos biológicos. Entre as principais actividades destacam-se os jogos didáctico-pedagógicos e as plantações na horta comunitária da Lourinhã).

13055788_1095508100495340_1084904519825837564_o
Todos os nomeados

Associativismo e Voluntariado (entidade parceira Agrupamento de Escolas D. Lourenço Vicente) – distinguir associações do concelho com capacidade de mobilização dos seus associados e com actividades relevantes na comunidade:

– Agrupamento de Escuteiros 489 do CNE (trata-se de uma significativa escola de voluntariado, onde o sentido de comunidade e de utilidade face ao seu semelhante é uma constante, procurando que os jovens se sintam plenamente realizados como indivíduos e desempenhem um papel construtivo e comprometido na sociedade);
– Associação Projecto JAVA (os voluntários ligados a esta associação colaboram na limpeza do canil para albergar os animais abandonados, na distribuição de alimentação e medicação, em campanhas de adopção e eventos de angariação de fundos, contribuindo assim com o seu tempo disponível para cuidar dos animais abandonados);
– Alberto Pereira da Associação Cordas e Tradição – Deuil-la-Barre (natural de Casal Novo, conselheiro municipal de Deuil-la-Barre e presidente da Associação Portuguesa de Deuil-la-Barre ‘Cordas e Tradições’ tem sido grande impulsionador da relação de amizade entre a vila da Lourinhã e aquela localidade francesa. Em 2015 o seu empenho e contributo permitiu a participação de empresas e associações locais numa exposição em Deuil-la-Barre para divulgar a cultura e a economia da Lourinhã em terras gaulesas;
Auto-nomeação: Associação de Pais do Agrupamento de Escolas D. Lourenço Vicente –
‘Bombeiros por 5 dias’ (promovida pela associação de pais em parceria com a Associação dos Bombeiros Voluntários da Lourinhã é uma actividade original, relevante, inédita e enriquecedora que dá resposta às necessidades das famílias apostando numa ocupação valorada numa perspectiva pedagógica de consciencialização cívica. A actividade enaltece também a colaboração entre as duas associações, mas sobretudo o generoso e inexcedível contributo e disponibilidade dos Bombeiros Voluntários da Lourinhã.

Desporto (entidade parceira jornal ALVORADA) – distinguir personalidades residentes ou naturais do concelho que tenham demonstrado um desempenho extraordinário em provas desportivas ou instituições com acções relevantes na promoção do desporto:

– Lília Martins (em 2015 foi campeã distrital de Corta Mato e Pista em juniores, vencedora do corta mato Matos-Velhos. Medalha de bronze nos campeonatos nacionais de Pista Coberta. Atingiu a internacionalização ao representar Portugal no Europeu de Corta Mato em França);
– Juvenis da Zambujeira e Serra (em 2015 foram campeãs distritais de juvenis em futsal feminino, confirmando na Associação de Futebol de Lisboa o estatuto de aldeia do futsal do distrito de Lisboa);
– Miguel Ribeiro (pelas vitórias alcançadas em 2015, nomeadamente campeão distrital de corta mato e pista em iniciados. Campeão Nacional do corta-mato escolar e campeão nacional/iniciados de pista 1.500 metros).

• Educação (entidade parceira Município da Lourinhã) – distinguir instituições, personalidades ou projectos educativos, do concelho, que tenham demonstrado um desempenho extraordinário em matéria de educação:

– Catarina Paulo e Rui Vinagre (alunos da Escola Secundária Dr. João Manuel da Costa Delgado, classificaram-se em segundo lugar na categoria do Ensino Secundário no concurso ‘Empreendedorismo nas Escolas’ 2015, no âmbito da ROE – Rede Oeste Empreendedor);
– Ana Sofia Pereira, André Pinto, Eva Pinto, Mickhail Chetvertoy e Rodrigo Damião (alunos da Escola EB 2, 3 Dr. João das Regras que se classificaram em primeiro lugar no escalão do 3º Ciclo do Ensino Básico no concurso ‘Empreendedorismo nas Escolas’ 2015, no âmbito da ROE – Rede Oeste Empreendedor;
– ‘Bombeiros por 5 dias’ – Campo de Férias da Associação de Pais do Agrupamento de Escolas D. Lourenço Vicente (iniciativa inédita no concelho para alunos entre os 10 e 16 anos que vivenciaram o dia a dia do Quartel dos Bombeiros Voluntários da Lourinhã, aprenderam técnicas de primeiros socorros e interiorizaram o espírito e a missão dos soldados da paz. Incluiu ainda uma pernoita e um simulacro nocturno de combate a incêndio, tendo contado com a mobilização de cerca de 20 formadores e bombeiros voluntários).

• Empreendedorismo e Inovação (entidade parceira Gabinete de Apoio ao Empresário da Lourinhã) – distinguir empresas sediadas no concelho que tenham demonstrado capacidade empreendedora e/ou desenvolvido uma atitude inovadora:

– Casa da Cerveja Artesanal (localizada na Praia da Areia Branca, iniciou em 2015 a produção de cerveja artesanal, num espaço próprio com capacidade para produzir 2500 litros anuais);
– X-CARGA-PT (plataforma digital de contratação de serviços de transporte criada em 2015 e sediada no Vimeiro. Introduz em Portugal um conceito inovador de leilões de serviços de carga e transporte à medida do cliente;
– Adega Cooperativa da Lourinhã (pelo lançamento do vaporizador, novo formato de comercialização da Aguardente DOC Lourinhã. Destinado à utilização gastronómica, multiplica as formas de aplicação e consumo deste produto).

Música e Artes (entidade parceira Rádio Clube da Lourinhã) – distinguir personalidades ou instituições do concelho que tenham demonstrado um desempenho relevante em música, animação, entretenimento ou artes:

– Rancho Folclórico ‘As Moleirinhas do Seixal’ (com uma formação de 40 elementos com idades compreendidas entre os 10 e os 80 anos, em Julho de 2015, assinalaram os seus 30 anos, com um vasto programa comemorativo, onde o ponto alto foi o lançamento do seu primeiro CD. Os festejos incluíram ainda uma exposição de fotografias e mostra do espólio do rancho e um festival de folclore;
– DJ ‘Menaka’ (lourinhanense, Dj e produtor de música electrónica, em 2015 obteve uma maior notoriedade ao ver o seu tema ‘Sleepless Love’, alcançar o número 23 do TOP 25 RFM. A música foi utilizada como banda sonora em reportagens no programa ‘Fama Show’ da SIC;
– Simão Quintans (lourinhanense que em 2015 lançou no ‘Youtube’ a sua versão ‘cover’ do tema ‘Thinking Out Loud’ de Ed Sheeran e rapidamente ultrapassou as 57 mil visualizações, o que o levou à entrevista no programa ‘Grande Tarde’ da SIC. Participou na terceira edição do programa ‘The Voice Portugal’ da RTP.

Publicação (entidade parceira Centro de Estudos Históricos da Lourinhã) – distinguir publicações sobre o concelho e/ou autores residentes ou naturais do concelho que tenham publicado livros ou estudos:

– ‘Quinto Império’ de António Botto Quintans (um ensaio histórico de um autor com raízes na Lourinhã que nos dá uma visão diferente sobre alguns locais do nosso concelho e os primórdios da Lourinhã. A pluralidade de visões é sempre um contributo para o conhecimento histórico;
– ‘Dinossauros de Portugal e Amigos’ de Simão Mateus (aborda a temática dos dinossauros de uma forma simples e acessível, enriquecido com ilustrações do próprio autor. A obra enquadra as várias áreas científicas em prol do conhecimento e divulgação do Jurássico Superior da Lourinhã);
– ‘Destinos Cruéis’ de Silvino Pereira (de um autor lourinhanense, a história remete para uma trilogia dramática da sociedade portuguesa: a emigração a ‘salto’ para França, a Guerra do Ultramar, o processo da descolonização e a consequente ida de muitas famílias para o Brasil).

Responsabilidade Social (entidade parceira Agrupamento de Escolas da Lourinhã) – distinguir instituições ou empresas do concelho com um desempenho e/ou consciencialização social relevante:

– Associação para o Desenvolvimento da Cabeça Gorda (pelo trabalho desenvolvido no âmbito social com diversas valências, lar, centro de dia, transportes de doentes, cantina social, posto dos CTT, actividades desportivas (piscina) e culturais (biblioteca);

– Óptica Correia (pela atribuição de óculos a 12 jovens/ crianças carenciadas em parceria com a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens da Lourinhã e Centro de Saúde).
– IPSSTUNA (actividade cultural de ocupação dos tempos livres de populações seniores).

Turismo (entidade parceira ESCO – Escola de Serviços e Comércio do Oeste) – distinguir personalidades, instituições ou empresas, do concelho com um desempenho relevante na promoção do turismo local:

– Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro (pelo desenvolvimento e lançamento em 2015 da APP CIBV, plataforma multimédia (IOS/Android) desenvolvida para equipamentos móveis, com o objectivo de dinamizar o Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro. Pela dinamização de um programa de actividades regular, pela requalificação do espaço expositivo e o reforço da comunicação e divulgação dos eventos que promove, contribuindo para o turismo no concelho;
– Quinta do Rol (pelo investimento realizado na construção do Centro Hípico, pela excelente qualidade da oferta que veio complementar o trabalho de afirmação da marca ‘Quinta do Rol’ através da produção de Aguardente DOC Lourinhã e de vinhos. Pelos serviços disponibilizados, posicionando-se num nicho de mercado diferenciador, nomeadamente na dinamização de actividades equestres e do enoturismo);
– ‘Drop in Hostel’ (pelo investimento em infraestruturas e capacidade de alojamento, pela criação de emprego local, pela dinâmica que atrai ao concelho um grande número de turistas ligados à prática do surf, factos que contribuem para dinamizar a economia do nosso concelho.

A Freguesia de Lourinhã e Atalaia felicita pelo sucesso da Edição de 2016 da Expo Lourinhã a direcção, os voluntários e colaboradores da Associação pelo Desenvolvimento Local da Lourinhã assim como aos empresários, instituições e artistas do Concelho da Lourinhã que participaram no evento.