Dino Parque da Lourinhã

Com o aproximar da Inauguração e da Abertura ao Público do Dino Parque da Lourinhã, agendado para o dia 08 e 09 de fevereiro, respectivamente, a Junta de Freguesia de Lourinhã e Atalaia e o Município de Lourinhã desenvolveram ações de esclarecimento e informação junto de alguns sectores da comunidade.

No dia 30 de janeiro o Município da Lourinhã promoveu durante o dia uma visita às instalações do parque para todos os comerciantes e empresários ligados ao turismo, e à noite, para o mesmo grupo, no salão nobre da Câmara Municipal, uma sessão pública de esclarecimento com a presença do Presidente João Duarte Carvalho, do Vereador com o Pelouro do Turismo João Serra, o Técnico de Turismo João Paulo Mergulhão e os directores do Dino Parque da Lourinhã, o de operações, Jorge Ferreira, e o de marketing, Tiago.

Na sessão foram levantadas pelos empresários algumas questões relativas ao funcionamento do parque, às ações de divulgação, à atração dos visitantes do parque a outros pontos de interesse turístico no Concelho e sobre a segurança que foram prontamente respondidas pelos representantes das duas instituições. De notar a grande abertura da equipa de gestão do Parque para responder às questões colocadas e a abertura para estabelecer parcerias com o tecido empresarial do Concelho da Lourinhã.

No dia 31 de janeiro realizou-se, a pedido da Junta de Freguesia, uma visita oficial para esclarecimento e informação dos membros do Executivo e da Assembleia da União de Freguesias de Lourinhã e Atalaia e da União de Freguesias de São Bartolomeu dos Galegos e Moledo, sendo que o parque está situado dentro da área territorial de duas Freguesias.

O anfitrião da visita foi o Diretor Geral Luís Rocha que foi respondendo a todas as questões levantadas pelos membros do Executivo e da Assembleia de Freguesia relativamente ao modo de funcionamento e das atividades do parque, às questões de limpeza e segurança, visto o parque estar numa área densamente arborizada.

O Presidente da Junta de Freguesia de Lourinhã e Atalaia, Pedro Margarido, mostrou-se “muito satisfeito com a abertura da direção do parque em receber os comerciantes e os membros das duas Freguesias, mesmo nesta altura de muito trabalho a finalizar todos os pormenores para a inauguração. Acredito que o parque é uma mais-valia para o Concelho da Lourinhã mas caberá a nós, autarquias, comerciantes e empresários, de dinamizar ações e atividades para atrair os milhares de visitantes do parque a outros pontos do Concelho.” 

Uma das muitas questões levantadas pela população prende-se com o espólio dos fósseis de dinossauros e com o papel do GEAL/ Museu da Lourinhã. O Museu da Lourinhã continuará a operar e a estar aberto ao público com exposições no seu edifício, na Vila da Lourinhã. A reabertura está agendada já para o próximo dia 03 de fevereiro com muitas novidades.

Quanto ao seu rico espólio de fosseis de dinossauro, único na Europa, terá um lugar de exposição de destaque nas instalações no Dino Parque da Lourinhã, bem como ai vai-se localizar o laboratório, totalmente equipado, que permitirá também ao público ver os técnicos a trabalhar ao vivo. Toda a investigação paleontológica estará instalada no Dino Parque da Lourinhã. O espólio, o presente e o que venha a ser descoberto, será sempre pertence do GEAL / Museu da Lourinhã. É ao Museu da Lourinhã que caberá toda o desenvolvimento técnico e cientifico sendo as atividades lúdicas da responsabilidade do Parque de Dinossauros da Lourinhã (PDL). Outra questão levantada é sobre os valores de entrada no parque. Comparativamente a outros parques temáticos Nacionais e Internacionais o preço de ingresso está abaixo da média e parte do valor serve para financiar o desenvolvimento cientifico realizado pelo GEAL / Museu da Lourinhã.

Nota: A PDL (Parque de Dinossauros da Lourinhã) é empresa promotora criada para gerir o Dino Parque da Lourinhã.