Encontro Presidência da República

O Presidente da Junta de Freguesia de Lourinhã e Atalaia, acompanhado pelo Secretário da Junta, Fernando Ferreira, estiveram presentes no passado dia 13 de Janeiro, num encontro organizado pela Presidência da República, na Auditório da Aula Magna da Universidade de Lisboa.

Num encontro que contou também com a participação de centenas de presidentes de Junta de Freguesia, e com um concerto da fadista Cuca Roseta, o Sr. Presidente da República, Prof. Marcelo Rebelo de Sousa  escolheu o fado para agradecer os quatro anos de mandato aos presidentes de junta de freguesia.

Na sua intervenção perante os autarcas, o Presidente da República voltou hoje a considerar que o poder local, pela sua proximidade com as pessoas, tem sido decisivo para que não haja em Portugal movimentos antidemocráticos. “Temos à nossa frente escassos meses para fazer aprovar legislação que leve mais longe o sonho do poder local democrático nascido em abril de 74 e institucionalizado na Constituição”, sublinhando que “não fará sentido deixar para a véspera das eleições a aprovação de legislação autárquica”

O Presidente da República defendeu ainda que “reconhecer isso deve ser mais do que um mero elogio” e “deve implicar a criação de condições políticas, legislativas, administrativas e financeiras” para os autarcas.

Por fim: “O Presidente da República, ao reunir-vos aqui hoje, está a dar um sinal aos partidos, ao Governo, às oposições, à Assembleia da República, que é um sinal muito simples: no seu entendimento, este é o momento de levar mais longe o aprofundamento do poder local democrático. É isso que Portugal merece, é isso que Portugal deve ter”, reiterou.