Balanço 6ª Edição do Festival da Abóbora

União de Freguesias de Lourinhã e Atalaia faz um balanço positivo da 6ª Edição do Festival da Abóbora que angariou mais de 3 mil euros para a Santa Casa da Misericórdia da Lourinhã

6ª Edição do Festival da Abóbora da Freguesia de Lourinhã e Atalaia, que decorreu de 01 a 03 de novembro, contou com cerca de 9 mil visitantes durante os três dias do evento e através das ações solidárias que ocorreram durante o Festival, como a venda de abóboras e da torta gigante com doce de abóbora, que atingiu 75 metros de comprimento, foi angariado um total de 3.417,47€ a favor da Santa Casa da Misericórdia da Lourinhã.

A Torta Gigante com Doce de Abóbora ultrapassou em 6 metros a da edição anterior e foi confecionada pelas Pastelarias Nellus, Beldoce, pelo grupo de cidadãos da Atalaia, intituladas Pão&Bolos, e alguns particulares. Parte dos ingredientes para a massa foram oferecidos por empresas do concelho como a Avibom, Bentovo, Melrui, entre outras.  Foram ainda usados 140 Kg de doce de abóbora, para o recheio,  confecionado pelas voluntárias do ZS – Grupo Desportivo, Cultural, Recreativo e Social de Zambujeira e Serra do Calvo. As abóboras para o doce foram oferecidas pela empresa Malaquias&Malaquias, Lda.

As Abóboras vendidas, na angariação de fundos já referida, foram doadas solidariamente por produtores locais, a saber: Frutas DM; Abóboras Vieira, Lda.; Malaquias&Malaquias, Lda.; Edmundo J C Baltazar; Horta Pronta, Lda.; Luís Lourenço, Unipessoal, Lda.; Jorge Evaristo, Lda.; Horfil, Lda.; Simples e Frescas, Lda. e NLS, Lda..

O Presidente da União de Freguesias de Lourinhã e Atalaia, Pedro Margarido, afirma que “A 6ª edição do Festival da Abóbora correu muito bem. Mais uma vez conseguimos cumprir os objetivos a que nos propusemos, a divulgação e promoção da agricultura na região, nomeadamente a abóbora, e realizámos um evento que deixou a todos satisfeitos: os expositores e os visitantes. Orgulhamo-nos ainda de termos conseguido angariar um valor alto nas ações de solidariedade, pelo qual agradecemos publicamente aos produtores,  às empresas locais e ao público pela sua contribuição”.

O primeiro dia do evento contou com a presença do Diretor Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo, Eng.º José Nuno de Lacerda Fonseca (em representação da Ministra da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Dra. Maria do Céu Albuquerque), de membros do Concelho Municipal de Deuil-la-Barre – França, de uma comitiva do Município de Bad Liebenzell – Alemanha, e autarcas da Assembleia e Câmara Municipal da Lourinhã e das Freguesias do Concelho.

MAIS DE 100 ESPÉCIES DE ABÓBORA DE TODO O MUNDO EM EXPOSIÇÃO

Das principais atrações desta edição foi a exposição de Abóboras do Mundo com cerca de 100 espécies de abóbora, muitas nunca vistas em Portugal, bem como a abóbora gigante, com 808,5 Kg, produzida em Itália, que impressionou os milhares de visitantes.

Todos os pratos servidos na 6ª edição do Festival da Abóbora da Freguesia de Lourinhã e Atalaia, tiveram como ingrediente principal a abóbora, e foram confecionadas cerca de 2000 refeições durante os 3 dias do Festival.

Este ano o Festival da Abóbora da Freguesia de Lourinhã e Atalaia contou com 1 Bar, 3 Restaurantes, 14 expositores em doçaria e licores, 5 expositores abóboras e subprodutos, 31 expositores de artesanato, 7 expositores sendo escolas, associações e empresas e 10 Expositores produtores/empresas de produção e comercialização de Abóboras, somando o total de 71 participantes.

Ainda no âmbito da promoção da gastronomia, 11 restaurantes da freguesia aderiram à Semana Gastronómica da Abóbora, com deliciosos e inovadores pratos com este fruto, tais como Abóbora Recheada; Vitela no Forno com Abóbora, “Carbonara” de Abóbora; Pizza de Abóbora e Chevre entre muitos outros.

CONCURSOS NACIONAIS TEMÁTICOS COM FORTE ADESÃO

Durante Festival, realizou-se o IV Concurso Nacional de Abóboras em que se destaca os seguintes vencedores: na categoria de Abóbora mais Pesada, Fernando Santos, Aguiar de Sousa com uma abóbora com 270 Kg; na categoria de Abóbora mais Comprida, José Filipe, Marteleira, com uma abóbora com 1,10m de cumprimento; na categoria de Abóbora Musquêe de Provence, Marcial Vitorino, Montoito, com uma abóbora, desta espécie, com 29Kg; o prémio melhor conjunto de Abóboras Decorativas foi atribuído a Mário Baptista Rodrigues, Moita dos Ferreiros; e o Jurí atribuiu a Menção Honrosa “Abóbora mais Original” a António Aguiar, Real – Viseu.

No IV Concurso Nacional de Doce e Doçaria com Abóbora, seguindo a mesma lógica, venceram na categoria Preparado com Abóbora o Doce Mundo Salgado, com o preparado Tarte de Requeijão, Abóbora e Noz e na categoria Doce de Abóbora, Doces da Cris, com o Doce de Abóbora e Noz.

A Junta da União das Freguesia de Lourinhã e Atalaia presta por este meio o seu agradecimento a todos os expositores, parceiros, participantes, visitantes e colaboradores que contribuíram para o grande sucesso desta 6ª Edição.