Balanço 5ª Edição do Festival da Abóbora


5ª Edição do Festival da Abóbora angariou mais de 3 mil euros para a IPSS ADAPECIL

A 5ª Edição do Festival da Abóbora da Freguesia de Lourinhã e Atalaia, que decorreu de 26 a 28 de outubro, contou com cerca de 8 mil visitantes durante os três dias do evento e através das ações solidárias que ocorreram durante o Festival, como a venda de abóboras e da torta gigante com doce de abóbora, que atingiu 69 metros de comprimento, foi angariado um total de 3.113,43€ que reverteu para a aquisição de uma carrinha adaptada com plataforma elevatória para transporte dos utentes da ADAPECIL – Associação de Amor para a Educação dos Cidadãos Inadaptados da Lourinhã.

A Torta Gigante com Doce de Abóbora ultrapassou em 3 metros a da edição anterior e foi confecionada pelas Pastelarias Nellus, Beldoce, Monserrate, Café Central e Lourinius, pelo grupo de cidadãos da Atalaia, intituladas Pão&Bolos, e alguns particulares. Parte dos ingredientes para a massa foram oferecidos por empresas do concelho como a Avibom, Bentovo, Melrui, entre outras.  Foram ainda usados 75Kg de doce de abóbora, para o recheio,  confecionado pelas voluntárias do ZS – Grupo Desportivo, Cultural, Recreativo e Social de Zambujeira e Serra do Calvo. As abóboras para o doce foram oferecidas pela empresa Malaquias&Malaquias, Lda.

As Abóboras vendidas, na angariação de fundos já referida, foram doadas solidariamente por produtores locais, a saber: Frutas DM; Abóboras Vieira, Lda.; Malaquias&Malaquias, Lda.; Edmundo J C Baltazar; Horta Pronta, Lda.; Luís Lourenço, Unipessoal, Lda.; Jorge Evaristo, Lda.; Horfil, Lda.; Simples e Frescas, Lda.; NLS, Lda.; e Carlos Carvalho.

O Presidente da União de Freguesias de Lourinhã e Atalaia, Pedro Margarido, afirma que “A 5ª edição do Festival da Abóbora correu muito bem, apesar de termos lutado contra o mau tempo no sábado, devido ao vento forte que assolou a região, e que nos obrigou a mudar algumas estruturas. Felizmente há muitas entidades a apoiar a organização, como as Frutas DM e as Abóboras Vieira, e com o empenho dos funcionários da Junta de Freguesia e a compreensão dos expositores conseguimos minimizar o vento e o frio que se fazia sentir. Orgulhamo-nos ainda de termos conseguido angariar um valor alto nas ações de solidariedade, pelo qual agradecemos aos produtores,  às empresas locais e ao público pela sua contribuição”.

O primeiro dia do evento contou com a presença da Diretora Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo, Elizete Jardim (em representação do Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural), do membro do Concelho Municipal de Deuil-la-Barre – França, Alberto Pereira, de uma comitiva do Município de Bad Liebenzell – Alemanha, composta pelo Presidente Dietmar Fischer e Vereadores, e pelos autarcas da Assembleia e Câmara Municipal da Lourinhã e das Freguesias do Concelho.

MAIS DE 100 ESPÉCIES DE ABÓBORA DE TODO O MUNDO EM EXPOSIÇÃO

Uma das atrações foi a exposição de Abóboras do Mundo com cerca de 100 espécies de abóbora, muitas nunca vistas em Portugal, bem como a abóbora gigante, com 665 Kg, a maior do pais Austríaco, que impressionou os visitantes, e uma abóbora de 15,2gr. Esta edição contou ainda com a presença de um escultor internacional de abóboras proveniente da Alemanha.

Todos os pratos servidos na 5ª edição do Festival da Abóbora da Freguesia de Lourinhã e Atalaia, tiveram como ingrediente principal a abóbora, e foram confecionadas cerca de 1.700 refeições durante os 3 dias do Festival.

Este ano o Festival da Abóbora da Freguesia de Lourinhã e Atalaia contou com 15 expositores em doçaria e licores, 25 expositores de artesanato, 3 expositores de associações e empresas, 10 expositores produtores /empresas de produção agrícola somando o total de 53 participantes.

Este ano, 12 restaurantes da freguesia aderiram à Semana Gastronómica da Abóbora, com deliciosos e inovadores pratos com este fruto, tais como Abóbora Recheada; Vitela no Forno com Abóbora, “Carbonara” de Abóbora; Pizza de Abóbora e Chevre entre muitos outros.

O III Concurso Nacional de Doces e Doçaria com Abóbora foi outro dos pontos altos. Na categoria de “Preparado” o 1º lugar foi atribuído aos “Mini Chefs -Doce Lourinhã, com Quindim de Abóbora”, destacando-se outras delícias como a “Trouxa de Abóbora e Requeijão” e o “Cheesecake de Abóbora”. Na categoria de “Doce”, o 1º lugar foi para “Delícias da Natureza, com Doce de Abóbora com Noz e Canela. Realizou-se ainda o III Concurso Nacional de Abóboras que contou com a maior abóbora a nível nacional, medindo 103cm, bem como, a mais pesada com 87,5 Kg.

Este evento pretende valorizar a Abóbora e os seus derivados, que neste festival são associados à criatividade, inovação e potencialidades locais. Incorpora componentes da Gastronomia, Turismo, Música Portuguesa, Artesanato, Exposições e componentes do conhecimento agregados aos workshops que decorreram ao longo do festival, realizados por instituições e empresas da região. Tratou-se, uma vez mais, de um evento familiar e multifacetado, que celebrou esta fruta de origem hortícola, que apresenta um peso significativo na economia do território. Só a Lourinhã contribuiu, em 2017, com 56% para a quota nacional, o que equivale, aproximadamente, a 44 mil toneladas de abóbora produzidas