EventosNoticia

Assinatura do Plano de Apoio Operacional Civil 2015

O ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco, o Chefe de Estado-Maior do Exército, General Carlos António Jerónimo e os secretários de Estado da Administração Local, António Leitão Amaro, e da Defesa, Berta Cabral estiveram na Sexta-feira, dia 16 de Janeiro, na Lourinhã, no âmbito de uma cerimónia de assinatura do Plano de Apoio Operacional Civil (PAOC) 2015, que define a forma como vão ser empregues os meios de engenharia militar no apoio às populações.

Foram recebidos nos Paços do Município, pelo presidente da Câmara Municipal da Lourinhã, João Duarte Carvalho, e pelos Presidentes das Freguesias do Concelho da Lourinhã convidados, entre estes o Presidente da União de Freguesias de Lourinhã e Atalaia, Pedro Margarido, os representantes do Governo, do Exército e dos municípios envolvidos dirigindo-se, posteriormente, para uma tenda do Exército especificamente instalada para a cerimónia no terreno da feira.

O Protocolo formalizado pelo General Carlos António Jerónimo e pelo secretário de Estado da Administração Local, António Leitão Amaro, o PAOC 2015 abrange 14 municípios portugueses, que vão beneficiar de meios da Engenharia Militar do Exército Português num amplo leque de intervenções, que contempla desmatações, limpeza de barragens e de linhas de água, abertura e beneficiação de caminhos, abertura de faixas de combustíveis, terraplanagens e demolições, entre outras.

Foi enquanto bom exemplo, dos resultados até agora alcançados ao nível da limpeza e desassoreamento das linhas de água, que o município Lourinhanense foi escolhido para a realização desta cerimónia.

Os municípios que assinaram o PAOC 2015 são Arouca, Castanheira de Pêra, Castelo de Vide, Castro Marim,  Espinho, Ferreira do Alentejo, Monchique, Monforte, Moura,  Silves, Sines, Sardoal, Portimão e Ponte de Sor.

Anteriormente, entre 2011 e 2014, tinham sido desenvolvidos, por este secção das forças armadas, trabalhos em Beja, Coimbra, Cantanhede, Vila Nova da Barquinha, Aljustrel, Sesimbra, Covilhã, Ribeira de Pena, Entroncamento, Mira, Abrantes, Golegã, Lourinhã e Sardoal.

O ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco salientou os bons resultados da parceria no âmbito do PAOC, afirmando que “é um bom exemplo da racionalidade de meios” e de que “o poder local e as Forças Armadas são capazes de trabalhar de forma articulada”. O representante do Governo  destacou, ainda, o grande objetivo destas intervenções, que é o de beneficiar as populações.

No final da sessão, os representantes do Governo, Exército e demais convidados presenciaram o desenrolar dos trabalhos de limpeza num troço do rio  Grande.