Ação Solidária Festival da Abóbora

O Festival da Abóbora de Lourinhã e Atalaia, que decorreu de 28 a 30 de outubro do corrente ano, tem uma forte componente solidária em prol das associações de apoio social na Freguesia e decidiu apoiar, nesta edição, a Associação dos Bombeiros Voluntários da Lourinhã, a ADPECIL, a Associação JAVA e a Associação Nós Por Ká.

O valor total angariado nesta edição foi de 2.550,00 euros, proveniente da venda da Torta Gigante com Doce de Abóbora, no Festival, que arrecadou o valor de 1.360,00 euros e da venda de abóboras no valor de 1.190,00 euros, valor que dividido de forma igual pelas quatro associações, dá a cada uma delas 637,50 euros.

entr_valor_mesaNuma pequena reunião para entrega destes valores, que decorreu ontem dia 24 de novembro, Pedro Margarido, Presidente da Junta de Freguesia de Lourinhã e Atalaia, disse “este é pequeno apoio, gostaríamos que fosse mais, mas, para onde vai este não se gasta outro… a organização do Festival da Abóbora decidiu apoiar quatro associações depois de no primeiro ano ter apoiado a ADAPECIL e no ano passado os Bombeiros quis este ano apoiar também outras associações como forma de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido e também motivar a continuarem o trabalho em prol da população mais carenciada da Freguesia…“.

Relativamente à última edição, em 2015, estas ações solidárias angariaram mais 907, 87 euros, em grande parte devido à Torta Gigante com Doce de Abóbora, que alcançou nesta edição os 63 metros de comprimento, fruto do empenho de várias empresas da Concelho que desde da primeira edição abraçaram esta iniciativa solidária, nomeadamente a Nellus Pastelaria, a Lourinius – Padaria e Pastelaria de Fabrico Próprio, a Pastelaria Monserrate, a Padaria e Pastelaria Central de Ribamar e a Fábrica de Bolos Beldoce, e também das próprias associações visadas que pediram apoio a privados e pessoas colectivas. Os mais de 100 quilos de doce de abóbora, que recheou a Torta Gigante, foi uma vez mais confecionado pelas voluntárias da ZS – Grupo Desportivo, Cultural, Recreativo e Social da Zambujeira e Serra do Calvo.

As abóboras, para confecionar o doce e para venda foram cedidas pelas empresas Malaquias&Malaquias, Lda, Jorge Evaristo, Lda., Frutas DM –Soc. Unip., Lda., Vieira e Vieira, Lda., Luís Lourenço – Soc. Agrícola e Horfil – Hortas Finas de Portugal, Lda.

A Junta de Freguesia de Lourinhã e Atalaia, entidade organizadora do Festival da Abóbora, prestou nesta data um sincero agradecimento, com a entrega de uma menção honrosa, às entidades supracitadas, por todo o empenho e colaboração destas na concretização das ações que vão ajudar as referidas associações a continuar a prestar um serviço imprescindível de apoio à população da Freguesia.

Ainda neste contexto solidário do Festival da Abóbora a Junta de Freguesia de Lourinhã e Atalaia distribuiu as abóboras que não foram vendidas às IPSS’s do Concelho, mais concretamente ao Centro de Dia do Seixal, à Associação Humanitária da Atalaia (Lar da Atalaia), ao lar da Santa Casa da Misericórdia da Lourinhã, ao Centro de Dia de Miragaia, ao Lar da Moita dos Ferreiros, ao Lar da Marteleira e à Loja Social da Câmara Municipal da Lourinhã.