Gastronomia
Sem ser uma região com uma tipologia de pratos única, o concelho da Lourinhã tem alguns pratos característicos em ocasiões especiais tais como ensopado de borrego ou sarrabulho (sangue de porco temperado e cozido acompanhado por batatas). Também algumas iguarias como o marisco ou chouriço em algumas regiões marcam a diferença e são um ponto atractivo para o turismo. Mas é na sua doçaria tradicional, de forte presença conventual, que é singular e na Freguesia estes são os mais procurados:
Areias Brancas
Descrição: De cor amarela dourada e polvilhados de açúcar, estes bolos apudinados, são preparados a partir de gemas de ovos, amêndoas e açúcar. É um bolo tradicional da Praia da Areia Branca, perto da Lourinhã, embora se pense que este bolo tenha tido a sua origem num dos conventos da região.
Delícias do Convento
Descrição: A tradição do fabrico desta doçaria remonta aos princípios do século XIX. Trata-se de pequenos bolos secos, de massa friável e compacta, de cor amarela dourada. Sobressai uma coroa apetitosa de pedaços de amêndoa, grosseiramente picados.
Paimogo
Descrição: Pequeno bolo de cor castanha amarelada preparado com gemas de ovos, amêndoas, açúcar e essência de baunilha. Zélia Pereira, sua criadora, baseou-se na sua própria imaginação e o seu saber fazer de doceira para criar, há cerca de 40 anos, este doce a que deu o nome de uma das praias do concelho da Lourinhã.
Caldeirada
Descrição: Tradicionalmente, a caldeirada, é um cozido, ou seja, uma preparação que não passa pelo refogado, cujos componentes básicos são diversas variedades de peixe, batata, cebola, tomate e pimentão. O tempero deste prato pode incluir apenas sal de cozinha e azeite, ou vários outros condimentos, como pimenta, salsa ou outros.
Feijoada de Marisco
Descrição: Feijoada de Marisco é um prato tradicional é um prato confeccionado com diversos tipos de mariscos,cenoura,cebola, alho , pimento verde . As combinações de mariscos utilizadas variam de região para região.
Arroz de Marisco
Descrição: Arroz de marisco é um prato tradicional da gastronomia de Portugal. Como o nome indica, o prato é confeccionado com diversos tipos de mariscos. Entre estes, contam-se os camarões, as amêijoas, a sapateira, a lagosta, o mexilhão e o berbigão. As combinações de mariscos utilizadas variam de região para região.
Lagosta Suada
Descrição: A riqueza da costa portuguesa sempre providenciou, para além do pescado, uma grande variedade de marisco. A Lagosta Suada, é um dos mais ilustres representantes da gastronomia da Estremadura.
Bolos de Festa
Descrição: As ferraduras são uns bolos tradicionais portugueses muito conhecidos, que podem receber diferentes designações consoante a zona do país. Dependendo da receita regional, estes bolos secos podem ser mais ou menos condimentados com especiarias.
Broas dos Santos
Descrição:Broas dos Santos são tradicionais no Dia de todos os Santos ,Existem imensas receitas, umas mais simples, outras mais complexas, cada qual com a sua característica particular.
Geralmente levam frutos secos e são generosamente aromatizadas com especiarias, principalmente canela e erva-doce.