Editorial

Editorial Junho 2017

Caro concidadãos

 

Infelizmente dirijo-me a vocês numa altura de pesar e de dor para muitas famílias Portuguesas. O incêndio de Pedrogão Grande foi um acontecimento terrível e a prova de que ainda é necessário um maior empenho das autoridades para proteger bens e pessoas nos incêndios. Tudo começa com prevenção tanto por parte das autarquias quer, e principalmente, por parte dos cidadãos. A Câmara Municipal da Lourinhã e as Juntas de Freguesia do Concelho tem atuado no corte e limpeza de terrenos de sob a sua alçada. Também tem alertado os proprietários para a limpeza das margens de segurança à volta das habitações. A maior dificuldade tem sido chegar aos proprietários de lotes por construir, que, na Freguesia, são muitos.

 

Ainda sobre a prevenção dirigindo-me em especial às comissões de festas, um cuidado especial no lançamento de material pirotécnico nas festas e arraiais populares nas aldeias e lugares da Freguesia, que por esta altura recebem os muitos emigrantes e visitantes, e uma nota aos agricultores a informar que estão proibidas a realização de queimadas nesta época.

 

Como referido, é nesta temporada de festas e de praia que muitos Portugueses, emigrantes e estrangeiros escolhem a Lourinhã para realizar as suas férias e, tendo em consideração o forte aumento do fluxo viário, principalmente nas estradas Nacionais que dão acesso à Vila da Lourinhã, que a Junta de Freguesia de Lourinhã e Atalaia tem, durante o último ano, desenvolvido contacto com a empresa pública Infraestruturas de Portugal para que esta realize o quanto antes a limpeza de bermas e a reparação do pavimento, principalmente, nos troços entre Nadrupe – Lourinhã (EN 361), Casal Alto Foz – Casal Novo (EN 247) e Carrasqueira – Lourinhã (EN 8-2), o que, embora com resposta positivas, estes trabalhos até à data ainda não se iniciaram.

 

Aproveito ainda este espaço para saudar os emigrantes e os muitos turistas que nesta altura visitam a Freguesia e deixar uma mensagem de apelo a todos os cidadãos para que cumpram as normas de segurança tanto na praia como nas estradas.

 

Faço votos de boas férias e deixo uma pequena recomendação para que aproveitem a vossa estadia para visitar as paisagens e outros pontos de interesse nas localidades interiores da Freguesia assim como que apreciem a nossa deliciosa gastronomia regional.

 

Um amigo sempre ao vosso dispor,
Pedro Margarido
Presidente da União de Freguesias de Lourinhã e Atalaia