X Distinções ADL


Realizou-se no passado sábado, dia 23 de fevereiro, a X Gala das Distinções da Associação para o Desenvolvimento da Lourinhã (ADL), relativamente ao ano de 2018. A União de Freguesias de Lourinhã e Atalaia, esteve representada pelo Presidente da Junta, Pedro Margarido, sendo que foi nomeada em conjunto com o Município da Lourinhã pela realização da Iª Edição do Festival “Sons da Areia”.

Nesta gala, a ADL atribui distinções nas mais variadas áreas, destacando o trabalho e empenho de lourinhanenses e entidades sediadas no concelho na promoção, inovação e dinamização do território.

DISTINÇÕES ATRIBUÍDAS

Categoria Ambiente – José Cruz, pela criação, organização e desenvolvimento de percursos pedestres que dão a conhecer a paisagem e as histórias do concelho da Lourinhã.

Categoria Associativismo e Voluntariado – Missão Arco Íris, associação de apoio e promoção à inclusão de crianças com anafilaxia, constituída na Lourinhã em 2018, que promove acções de sensibilização em todo o país com o apoio de uma equipa médica especializada.

Categoria Desporto – Francisco Martins: atleta lourinhanense que após um acidente de trabalho, do qual resultou a amputação de parte de uma perna, se dedicou ao paraciclismo. Em 2018 foi vencedor da Taça de Portugal de Paraciclismo na categoria C3 e vice-campeão no contra-relógio na categoria C3.

Categoria Educação – Município da Lourinhã, Agrupamento de Escolas D. Lourenço Vicente e Agrupamento de Escolas da Lourinhã, no âmbito do programa integrado e inovador de combate ao insucesso escolar da região Oeste ‘Aluno ao Centro’, o Município da Lourinhã em parceria com os dois agrupamentos de escolas do concelho, promoveu de 11 a 13 de setembro, a primeira edição das Jornadas de Educação – Lourinhã 2018. Destinado a toda a população escolar – professores, auxiliares e encarregados de educação – estiveram presentes em cada sessão cerca de 400 pessoas, onde se debateu o futuro da educação com destaque para os temas Escola Positiva e Parentalidade Positiva.

Categoria Empreendedorismo e Inovação – Dino Parque da Lourinhã, que em 2018 desenvolveu uma campanha de marketing com o Pingo Doce com projecção nacional e que colocou os principais órgãos de comunicação social a falar sobre a Lourinhã.

Categoria Lourinhanenses no Mundo – Jack Prazeres, natural da Pinhoa, emigrante no Canadá com uma história na comunidade extremamente importante. Recebeu o Prémio ‘Jubileu da Rainha’ e diversos prémios por uma liderança comunitária distinta, tanto no sector da construção civil como na comunidade luso-canadiana. Recebeu a Comenda da Ordem de Mérito de Portugal. É presidente da Lusa Canadian Charitable Society, instituição de solidariedade que apoia famílias com adultos com deficiência, grande parte deles portugueses ou luso-descendentes e que abriu o terceiro centro.

Categoria Música, Artes e Cultura – Município da Lourinhã: 800 anos do Foral da Lourinhã: a aliança entre a arte e a promoção do conhecimento estiveram patentes no programa evocativo que celebrou a importância do foral como documento fundador da Lourinhã. Para esse efeito, o Município da Lourinhã realizou recriações históricas e concertos medievais, o lançamento de uma aguardente comemorativa, palestras, teatro, workshops, passeios, caminhadas e exposições que fizeram parte das comemorações da efeméride.

Categoria Startup – Gil Fernandes, natural de Ribamar, tornou-se em 2018 o mais jovem chef português à frente de um restaurante com estrela Michelin.

Categoria Turismo – Dino Parque da Lourinhã, que em 2018 abriu o maior parque temático de dinossauros do nosso país. Com um objectivo inicial de 200 mil visitantes, no primeiro ano, ultrapassou largamente este número, tendo atingido as 380 mil visitas.

A Junta de Freguesia de Lourinhã e Atalaia congratula todos os nomeados e distinguidos. e faz votos para que continuem
com muito sucesso a desempenhar o seu importante papel na sociedade e a divulgar o concelho da Lourinhã.