Visitas Guiadas e Monumento Aberto 2017

Numa organização da Junta de Freguesia de Lourinhã e Atalaia e do Centro de Estudos Históricos da Lourinhã, de 17 de Julho a 10 de Setembro, vai ser possível visitar todos os cinco monumentos históricos da Vila da Lourinhã.

A ocorrer pela terceira vez consecutiva, a iniciativa é desenvolvida em parceria com o Centro de Estudos Históricos da Lourinhã, cujos voluntários, com formação em histórica e conhecimentos sobre o património, se disponibilizam para acompanhar os visitantes.

Dar a conhecer o melhor que a Lourinhã tem, em termos de património, é o objetivo em que a Junta de Freguesia aposta, numa demonstração de que “as juntas não têm que estar viradas apenas para o alcatrão” tendo “capacidade e vocação para atuar nas áreas sociais e da cultura”, afirmou o Presidente da Junta, Pedro Margarido.

Este ano, as visitas são alargadas a mais três igrejas compreendendo assim, num só dia, a Igreja de Santa Maria do Castelo, a Igreja da Santa Casa da Misericórdia da Lourinhã, a Capela de Nossa Sra. do Anjos, o Convento de Santo António e a Capela de São Sebastião.

Horários

Quarta-Feiras
Wednesdays
Sexta-Feiras
Fridays
09:30h Santa Maria do Castelo
Church of Santa Maria do Castelo
10:30h Igreja da Misericórdia
Misericordia Church
11:00h Capela de Nossa Senhora dos Anjos
Church of Our Lady of the Angels
Convento de St. António
St. Anthony Convent
12:00h Hora livre almoço Free Lunch time
13:30h Convento de St. António
St. Anthony Convent
Hora livre almoço
Free Lunch time
14:30h Capela de São Sebastião
Church of St. Sebastian
15:00h Museu da Lourinhã (Dinossauros)*
Lourinhã Museum (Dinosaurs)*

Os interessados podem inscrever-se no posto de turismo para efetuar os percursos que levarão os visitantes pelas ruas históricas da Lourinhã, onde se situam todas as igrejas, e culminarão junto ao Museu da Lourinhã.

*O Museu, este ano, disponibiliza “um desconto de 50% aos participantes nas visitas, que podem assim visitar a exposição dos dinossauros a preços mais chamativos”, explicou o presidente da Junta de Freguesia, Pedro Margarido.

Ainda inserido nesta iniciativa, os elementos do Centro de Estudos Históricos da Lourinhã irão manter a histórica Igreja de Santa Maria do Castelo aberta ao púbico, gratuitamente, em três dias da semana, às terças-feiras das 14:30h às 17:30h, e às quintas-feiras e sábados das 10:00h às 13:00h.

Este é o terceiro ano que a União das Freguesias da Lourinhã e Atalaia e o Centro de Estudos Históricos da Lourinhã promovem esta iniciativa que conta ainda com o apoio da Câmara Municipal da Lourinhã, do Museu da Lourinhã, da Paróquia da Lourinhã, da Confraria de Nossa Senhora dos Anjos, da Santa Casa da Misericórdia e da Mordormia de São Sebastião da Lourinhã.

As informações para os participantes estão disponíveis nos postos de turismo da Lourinhã e da Praia da Areia Branca e ainda na Junta de Freguesia de Lourinhã e Atalaia.