Três praias da Freguesia qualificadas com Qualidade de Ouro

Quem o diz é a Quercus, na lista final do Galardão Qualidade de Ouro! A Associação Nacional de Conservação da Natureza – Quercus atribuiu em 2019 este selo de qualidade a 375 praias costeiras, interiores e de transição, sendo que cinco delas pertencem ao concelho da Lourinhã: Areia Branca, Areal Sul, Peralta, da Freguesia situadas na Freguesia de Lourinhã e Atalaia e Porto Dinheiro e Valmitão, situadas na Freguesia de Ribamar.

Esta avaliação efetuada pela Quercus não envolve qualquer processo de candidatura e baseia-se apenas na qualidade de todas as águas balneares das praias identificadas na lista. A informação utilizada tem por base informação pública oficial disponibilizada pela Agência Portuguesa do Ambiente.

Esta distinção atribuídas a estas praias refletem o trabalho continuo desenvolvido pelas Freguesias e o Município da Lourinhã na qualidade ambiental, segurança e informação aos banhistas, bem como na optimização e construção de estruturas de apoio de praia.

A época balnear é preparada pelo Município, em articulação com as entidades com responsabilidades na gestão do litoral, através de todo um calendário de acções de limpeza, sinalização, controlo ambiental, segurança e monitorização de riscos.