NoticiaReuniões

Reunião sobre o arranque do ano letivo

O Município da Lourinhã em parceria com a União de Freguesias de Lourinhã e Atalaia promoveu uma reunião de esclarecimento sobre o inicio do ano letivo 2015 / 2016, no passado dia 27 de agosto de 2015, na Associação Marítimo de Atalaia.

Reun_Infor_Escol_014_038Esta reunião foi dirigida a encarregados de educação, pais e demais interessados da comunidade educativa, com o objectivo de esclarecer eventuais dúvidas relativas ao início do ano escolar, que arranca até ao dia 21 de setembro, informando as  alterações com a entrada em funcionamento da nova escola em Miragaia e informando também do ponto de situação da revisão da Carta Educativa Municipal.

As dúvidas mais preponderantes prendiam-se com os alunos das escolas de Atalaia pois de acordo com as propostas da revisão da Carta Educativa Municipal, que foi aprovada pelos órgãos autárquicos mas que ainda tem de ser aprovada e homologada pelo Ministério da Educação, estes transitavam de agrupamento. Mas como a carta educativa ainda não está aprovada, as escolas de Atalaia mantém-se na mesma situação dos anos transactos, conforme explicado pelo Vereador da Câmara Municipal da Lourinhã, Fernando Oliveira.

Explicou ainda, que começando já a funcionar a nova escola de Miragaia com a passagem do corpo docente, administrativo, alunos e auxiliares da escola Dr. Afonso Rodrigues Pereira, de acordo com a decisão da DGAE (Direção-Geral da Administração Escolar), os alunos de Atalaia podem ainda assim frequentar a Escola Preparatória de Ribamar e que se por algum motivo não houver vagas podem pedir transferência para a Escola João das Regras. Disse ainda que por motivos de estabilidade pedagógica alguns alunos terão mesmo de frequentar a nova escola de Miragaia, devido a pertencer a turmas que não existem no outro agrupamento, como é o caso de turmas de ensino de via profissional. O Sr. Vereador descansou os encarregados de educação afirmando que em qualquer dos casos o transporte dos alunos serão assegurados.

Referiu ainda que estas situações não foram esclarecidas mais cedo devido a uma decisão tardia da DGAE, o que prejudicou a coordenação das turmas e as transições entre os diversos espaços escolares.

Reun_Infor_Escol_002_036Sobre a continuação dos professores, nas escolas de Atalaia, o Diretor do Agrupamento, o Prof. Bruno Santos, disse que estes vão se manter exceptuando os que entretanto entraram em processos concursais ou que solicitaram outras tarefas, estando ainda estes processos a decorrer.

O Presidente da união de Freguesias de Lourinhã e Atalaia, o Sr. Pedro Margarido, apelou à calma e à compreensão dos encarregados de educação, pais e comunidade educativa, para este processo que não depende somente da Câmara Municipal nem dos Agrupamentos e dizendo que estes estão disponíveis para esclarecer todas as dúvidas e arranjar soluções para os casos particulares.