Reunião do Executivo

O órgão executivo da União das Freguesias de Lourinhã e Atalaia realizou uma reunião extraordinária para ratificação das medidas impostas e implementadas na prevenção e combate ao novo coronavírus, intitulado pela Organização Mundial da Saúde como pandemia o COVID-19.

Com as devidas precauções sanitárias e distanciamento social, respeitando as regras de 2 metros de segurança, foram ratificadas as medidas já em vigor seguindo as diretivas emanas pela DGS (Direção Geral da Saúde), das medidas da Declaração de Estado de Emergência Nacional e as medidas municipais no âmbito do Plano Municipal de Emergência.

As medidas já implementadas são:

  • Constituição de equipas mais pequenas de funcionários da Freguesia e em regime rotatividade semanal;
  • Suspensão do atendimento pessoal ao público nos edifícios da Junta de Freguesia;
  • Alteração dos Horários de Funcionamento dos serviços administrativos e operacionais da Junta de Freguesia;
  • Encerramento temporário da secretaria do edifício da Junta de Freguesia na Atalaia, derivado também da situação ausência de serviço de funcionários para assistência a filhos menores por motivo do encerramento dos estabelecimentos escolares;
  • Apoio excecional aos idosos residentes na Freguesia com mais de 65 anos, com mobilidade reduzida ou isolados sem apoio de rede familiar, por se encontrarem noutra região do Pais ou no estrangeiro, ou sem apoio de rede social local ou Nacional. O apoio traduz-se na entrega ao domicílio de bens essenciais e medicamentos.

Ainda no âmbito da prevenção e combate ao COVID-19 e em estreita colaboração com o Serviço Municipal de Proteção Civil da Lourinhã e com as autoridades locais de saúde e segurança a Junta de Freguesia está a levar a cabo a desinfeção das ruas da Vila da Lourinhã e, em simultâneo, das ruas da localidade de Atalaia com equipamentos e funcionários da Freguesia. Esta desinfeção será alargada a locais de concentração populacional e contentores de RSU nas aldeias da Freguesia.

O executivo da Junta de Freguesia está atento e a acompanhar o desenvolvimento da pandemia na Freguesia, continuará a realizar reuniões não presenciais e irá evidenciar todos os esforços para continuar a apoiar a população.

A União da Freguesias de Lourinhã e Atalaia apela a todos os cidadãos que FIQUEM EM CASA E SÓ SAIAM SE FOR ESTRITAMENTE NECESSÁRIO!

Todos somos agentes de saúde pública! Fique em casa cuide de si e dos seus!