Reabertura do Museu da Lourinhã

O Presidente da Junta de Freguesia de Lourinhã e Atalaia, Pedro Margarido, esteve presente na reabertura do Museu da Lourinhã, na rua João Luís de Moura, no passado sábado, dia 03 de fevereiro, que contou ainda com as presenças de várias entidades do Concelho da Lourinhã.

O Museu da Lourinhã encerrou a 19 de dezembro para proceder transição dos achados paleontológicos, fósseis de dinossauros, para o novo espaço de exposição, no Dino Parque da Lourinhã, e criar uma nova exposição intitulada “Aqui nasceu o Atlântico – Uma viagem com 252 milhões de anos…“, um espaço de interpretação dedicado à Vida na Terra, designadamente ao nível geológico e paleontológico.

“Porque se encontram tantos dinossauros na região da Lourinhã?”
“Porque se extinguiram os dinossauros?”
“Que outras formas de vida existiram além dos dinossauros?”
… são algumas das perguntas para as quais o visitante pode encontrar resposta, a partir de informação e de materiais geológicos e paleontológicos da região da Lourinhã e de outros pontos do mundo, com os quais o Museu tem trabalhado.
Continua ainda com as exposições dedicadas à etnografia e antropologia e a pensar no público mais jovem, passa a existir também um espaço especialmente dedicado às crianças onde podem ser levadas a cabo diversas atividades lúdico-pedagógicas, tais como ateliers variados na área da paleontologia, arqueologia e etnografia, workshops de chocolate, confeção de pão caseiro e visionamento de filmes.
Com estas remodelações, que contou com o apoio da Junta de Freguesia, o Museu da Lourinhã pretende atrair ao centro da Vila muitos dos visitantes do Dino Parque da Lourinhã, complementado a oferta do conhecimento do período pré-histórico na Lourinhã e da história da população.
A Junta de Freguesia de Lourinhã e Atalaia congratula a direcção do GEAL fazendo votos de muito sucesso em prol da divulgação do conhecimento cientifico e histórico da Lourinhã.