Praias da Freguesia distinguidas com Bandeiras Azuis, de Praia Acessível e Qualidade de Ouro


A Bandeira Azul foi hasteada hoje, dia 22 de Junho, nas praias da Areia Branca e de  Porto Dinheiro. A atribuição deste símbolo máximo da qualidade ambiental traduz o cumprimento dos 30 critérios imperativos de natureza ambiental, de segurança e conforto dos utentes e de informação e sensibilização ambiental.

Nas Praias da Areia Branca e da Peralta foi também hasteado o galardão ‘Praia Acessível, Praia para Todos’, premiando assim a melhoria das infraestruturas e serviços de apoio aos veraneantes, através da eliminação das barreiras arquitectónicas em equipamentos coletivos e na via pública.

Com a bandeira ‘Qualidade de Ouro’, atribuída pela Quercus, foram de igual modo reconhecidas a PAB, Peralta e Porto Dinheiro. Tal como o nome indica, este galardão premeia a qualidade da água das praias portuguesas, sendo que todas as análises têm de apresentar, ao longo de quatro épocas balneares, resultados concordantes com os parâmetros estabelecidos pela Quercus.

Estas distinções surgem como o resultado do trabalho constante desenvolvido pelo Município da Lourinhã e da Junta de Freguesia de Lourinhã e Atalaia, na Freguesia, naquilo que é a promoção da qualidade ambiental e da segurança, na limpeza, na informação aos banhistas, e na instalação de estruturas de apoio de praia.

No que concerne às praias do Areal Sul e Valmitão a atribuição dos galardões ficou condicionada a nova vistoria a ter lugar no dia 30 de Junho, de modo a serem supridas pequenas irregularidades da parte dos concessionários.

Fotografias: Jornal ALVORADA