Inauguração da 1ª Micro Biblioteca da Freguesia


A Junta da União de Freguesias de Lourinhã e Atalaia inaugurou esta quinta-feira, 07 de março, a primeira Micro Biblioteca da Freguesia, situada na Av. António José do Vale, Praia da Areia Branca, com a presença do Administrador da Altice Portugal, Dr. João Zuquete, o Presidente da Câmara Municipal da Lourinhã, Eng.º João Duarte Carvalho, o Vereador da Câmara Municipal da Lourinhã com o Pelouro da Educação e Cultura, Prof. José Tomé, técnicos da Biblioteca Municipal e do Sector da Cultura do Município da Lourinhã e também com a presença de alunos do 3º e 4º Ano da EB1 da Praia da Areia Branca.

A Micro Biblioteca está instalada numa antiga cabine telefónica remodelada para este fim. Esta iniciativa é fruto de uma parceria estabelecida entre a União de Freguesias de Lourinhã e Atalaia e a Fundação Altice, antiga Fundação PT, e conta com o apoio da Altice Portugal e a colaboração do Município da Lourinhã através dos sector da Cultura, da Biblioteca Municipal e do sector do Turismo.

As micro bibliotecas são um projeto da Fundação Altice, que reaproveita as antigas cabinas telefónicas desativadas e mediante parcerias com entidades autárquicas assegura a sua adaptação e a sua colocação com o objetivo de estreitar laços comunitários, exercitar a cidadania e fomentar a leitura num espaço totalmente inesperado o que motivou a Junta da União de Freguesias de Lourinhã e Atalaia a tomar a iniciativa de pedir a transformação à Fundação PT, agora Altice, de uma cabine telefónica na Praia da Areia Branca assim como solicitar a cedência de mais duas cabines telefónicas, nas mesmas condições, para a colocação em outras localidades da Freguesia. “A Junta de Freguesia acredita que projetos como este, além de estimularem a leitura, são também eles próprios exercícios de cidadania e formas de estimular o desenvolvimento e o crescimento cultural da população da Freguesia, numa politica centrada no cidadão e no desenvolvimento da qualidade de vida.“, disse o Presidente da Junta, Pedro Margarido.

Levar, doar, ler, devolver é o mote exposto nestas antigas cabines telefónicas que, depois de restauradas, se transformam em bibliotecas comunitárias. Aqui, não há prazos de devolução. Existe um sistema assente na confiança e na cidadania. Esta iniciativa conta também, na Freguesia, com o apoio do Município da Lourinhã, através da Biblioteca Municipal que irá ceder alguns livros para as Micro Bibliotecas. A partir daqui serão os cidadãos a renovar o estoque dos livros, “Este projeto é também um modo criativo de reciclar livros e permitindo a rotação dos livros e dos seus utilizadores, vão enriquecer estes espaços através de contínuas trocas e reposições, vai assim promover os hábitos de leitura em todas as faixas etárias…” disse Pedro Margarido. Durante a cerimónia de inauguração o Dr. João Zuquete, Administrador da Altice Portugal e o Presidente da Junta deram o exemplo e doaram alguns livros para a Micro Biblioteca.

A localização desta primeira Micro Biblioteca da Freguesia, nas palavras do Presidente da Junta, Pedro Margarido, “… é devido à grande afluência de cidadãos à Praia da Areia Branca, mais acentuada durante o Verão, que vão com certeza usufruir e valorizar o espólio de livros deste espaço, alguns, esperamos nós, também em línguas estrangeiras”.

A distância às bibliotecas mais próximas e a mobilidade dos cidadãos serão os critérios em que se irá basear a colocação em breve mais 2 Micro Bibliotecas em antigas cabines telefónicas, em diferentes localidades da Freguesia, em principio uma na localidade de Sobral e outra na Localidade de Atalaia.
Com esta iniciativa pretende-se ainda fomentar a inclusão social, porque a leitura estará disponível para todos, reconhecendo o valor aportado pelo livro e a leitura na formação e na construção do pensamento, principalmente desde as primeiras leituras em criança sendo que é importantíssimo fomentar a leitura em idade escolar como ferramenta fundamental de apoio à literacia e ao sentido crítico nesta sociedade tão tecnológica e tão rica em informação.

A Micro Biblioteca, Cabine de Leitura, na Praia da Areia Branca estará aberta das 09:00 horas às 18:00 horas durante a época baixa e no verão com horário alargado das 09:00 horas às 22:00 horas. O acesso é livre, sem a presença nenhum funcionário ou pessoa responsável no local, sendo que, tal como foi anteriormente referido, o sistema é assente na confiança e na cidadania. Os livros disponibilizados têm um marcador com os objetivos do projeto, para lembrar aos utilizadores a origem do livro e da responsabilidade em manter este espaço para todos.