Editorial Julho 2018


Caro concidadãos

É com muito gosto que vos volto a dirigir umas palavras. Desta vez quero realçar as muitas atratividades na Freguesia para um ou mais dias na Freguesia de Lourinhã e Atalaia.

Primeiro o Museu da Lourinhã que dispõe agora de uma exposição extraordinária sobre a evolução da vida na terra, para além da exposição de etnografia e muitas atividades para os mais novos. Destacar também o Dino Parque da Lourinhã, o maior museu sobre dinossauros ao ar livre da europa, com cerca de 120 modelos à escala real. Deixo ainda uma recomendação para que aproveitem para visitar as paisagens e outros pontos de interesse nas localidades interiores da Freguesia assim como para que apreciem a nossa deliciosa gastronomia regional.

Para quem se interessa por monumentos e arquitetura religiosa a Junta de Freguesia de Lourinhã e Atalaia em colaboração com o Centro de Estudos Históricos da Lourinhã volta a dinamizar a abertura de 16 de julho a 15 de setembro com visitas guiadas diárias, de todas as igrejas e capelas da Vila da Lourinhã, com exceção da Igreja da Santa Casa da Misericórdia que está neste momento a realizar obras de requalificação para melhor a segurança do edifício e permitir no futuro a exposição ao público dos importantíssimos

quadros quinhentistas do mestre da Lourinhã.

Um pouco por toda a Freguesia irão realizar-se durante os próximos meses as Festas  Anuais nas Localidades, fruto do empenho voluntário de muitas comissões de festas e associações na preservação da cultura e tradições das gentes da Lourinhã.

Realço ainda as atividades culturais na Praia que conta com um programa para todas as idades e gostos e pretende dinamizar a Praia da Areia Branca, Peralta e Porto das Barcas.

Como referido, é nesta temporada de festas e de praia que muitos Portugueses, emigrantes e estrangeiros escolhem a Lourinhã para realizar as suas férias e, tendo em consideração o forte aumento do fluxo viário, principalmente nas estradas Nacionais que dão acesso à Vila da Lourinhã, que a Junta de Freguesia de Lourinhã e Atalaia continua a desenvolver contactos com a empresa pública Infraestruturas de Portugal para que esta realize o quanto antes a limpeza de bermas e a reparação do pavimento.

A Junta de Freguesia tem também pautado por realizar vários trabalhos de limpeza e manutenção de ruas e caminhos rurais, assim como outros pequenos investimentos de melhoria nas várias localidades da Freguesia.

Aproveito por fim para saudar os emigrantes e os muitos turistas que nesta altura visitam a Freguesia e deixar uma mensagem de apelo a todos os cidadãos para que cumpram as normas de segurança tanto na praia como nas estradas.

Votos de boas férias

Um amigo sempre ao vosso dispor,
Pedro Margarido                          
Presidente da União de Freguesias de Lourinhã e Atalaia