Editorial Agosto

 
 

Caros concidadãos

 

As atividades culturais nas praias da área geográfica da Freguesia organizadas com o intuito de proporcionar momentos culturais e lúdicos aos que nesta época de verão nos visitam e também com o objectivo de promover as associações, grupos e artistas locais tem um papel importante na dinamização do comércio, fortalecendo dessa forma, a nossa economia local. São ainda uma forma de mostrar aos turistas a nossa cultura e tradições que nos identificam enquanto sociedade. Este ano, para além dos eventos que no ano passado a Junta de Freguesia já havia organizado na Praia da Areia Branca, as atividades culturais estendem-se também à Praia da Peralta e à Praia de Porto das Barcas com objetivo de dar a conhecer e dinamizar também estas duas praias.

 

Sobre o orçamento participativo da União de Freguesias de Lourinhã e Atalaia, que agora está em fase de validação dos projetos apresentados, tenho a dizer que é com muito gosto que vejo uma maior participação neste processo por parte da população. Foram apresentados 18 projetos em várias áreas e para vários locais da Freguesia. As várias sessões esclarecimento, umas mais participadas do que outras, deram os seus frutos e foi muito bom poder estar nas aldeias, em dialogo aberto, a debater e explicar este processo. Espero agora que os proponentes, após a validação, dinamizem e motivem as pessoas a vir votar para que haja também uma forte participação na fase de votação.

 

Destaco por fim a nova ponte sobre a foz do Rio Grande, na Praia de Areia Branca, que, apesar do atraso na conclusão da obra por parte da empresa fornecedora, hoje está ao serviço das centenas de pessoas que diariamente fazem o percurso da ciclovia, ligando a Lourinhã à Praia da Areia Branca com todo o conforto e segurança, sendo mesmo uma alternativa viável para ir para estas duas praias, Areal e Areia Branca, evitando o acentuado trânsito na estrada nacional 247 e a procura de lugar de estacionamento junto às praias. A União de Freguesias colaborou, nesta obra, na montagem do passadiço que faz a ligação da ponte à ciclovia. No meu ponto de vista a foz da Praia da Areia Branca hoje está mais atrativa e acessível a toda a população.

 

Pessoalmente e em nome da Junta da União de Freguesias de Lourinhã e Atalaia, quero agradecer aos trabalhadores que se empenharam na montagem desta estrutura, bem como à Câmara Municipal de Lourinhã. Acompanhei de perto esta montagem, dentro de um espírito de colaboração e de ajuda, e sei o quanto se todos se esforçaram para que estivesse tudo pronto a horas.

 

Faço votos a todos os cidadãos de umas boas férias,

 

Um amigo sempre ao vosso dispor,
Pedro Margarido
Presidente da União de Freguesias
de Lourinhã e Atalaia