Crumble de Maçã com Aguardente

Receita de Marli Henriques

Quando experimento receitas novas de outros países, gosto sempre de adaptá-las e dar-lhes um toque bem Português no final.

O crumble é originário do Reino Unido, mas este, para além de ter Maçã da Região do Oeste, também tem presente a Aguardente da Lourinhã.

Ingredientes                                    

200 Crumble de Maca com Aguardente-2g de farinha

150 g de manteiga à temperatura ambiente

150 g de açúcar amarelo

100 g de açúcar branco

9 Maçãs

1 Chávena de água

Aguardente da Lourinhã q.b.

Preparação

Preparam-se as maçãs: descascam-se e retira-se os caroços das maçãs. Cortam-se às fatias – com a espessura que desejar – e coloca-se num tacho com os 100 gramas de açúcar branco, a chávena de água e a aguardente da Lourinhã q.b. Usei meia chávena como medida, mas depende se deseja o seu cumble mais ou menos forte e aromático.

Deixa-se cozinhar cerca de 10 a 15 minutos ou até as maçãs estiverem cozidas.

Crumble de Maca com Aguardente-1Prepara-se o crumble: num recipiente, coloca-se a farinha, o açúcar amarelo e a manteiga cortada aos pedaços. Com os dedos, esfarela-se a manteiga na farinha e açúcar e mistura-se tudo até obter uma massa com aspecto de areia molhada.

Num recipiente refractário coloca-se as fatias de maçã cozida no fundo. Regue com a calda de aguardente que ficou no tacho. Por fim, espalhar o crumble por cima das maçãs e levar ao forno a 180º C durante cerca de 30 minutos, ou até ficar dourado e firme ao toque.

Pode ser servido quente ou frio, acompanhado com natas ou uma bola de gelado de baunilha.

Ver em pdf

Mais receitas em:

https://devaneiosdechocolate.wordpress.com

https://www.facebook.com/devaneiosdechocolate/