Concelho Geral da ANAFRE – Proença-a-Nova


O Presidente da Junta, Pedro Margarido, participou na reunião do Conselho Geral da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE) no Auditório Municipal de Proença-a-Nova, no passado dia 23 de março. Na reunião foram abordados vários assuntos de interesse entre eles o processo de descentralização de competências da administração local para as Autarquias e Juntas de Freguesia.

O presidente da ANAFRE, Pedro Cegonho, referiu a importância do processo de descentralização em curso, considerando que há determinadas competências que não devem estar na Administração Central, mostrando a disponibilidade das freguesias em todo este processo. “Que possamos abrir um período de diálogo entre as Freguesias e os Municípios para que nestes três anos faseados em que se pretende implementar este novo processo de descentralização possamos dar mostras de, mais uma vez, o poder local ser peça essencial da democracia”, referiu.

Esteve ainda em análise as mudanças referentes aos cadernos eleitorais, que terão reflexo já nas próximas Eleições Europeias. O Presidente da Junta da União das Freguesias de Lourinhã e Atalaia, Pedro Margarido, participou nesta jornada de trabalho que “foi esclarecedora e produtiva e que abre caminho a um ano positivo de consolidação dos recursos e competências das Freguesias” disse.