Campeonato Mundial de Freeride


O australiano Joel Barry foi o vencedor da primeira etapa do Campeonato do Mundo de Jetski Freeride, que decorreu no passado fim-de-semana na Praia da Areia Branca. O australiano levou de vencida o campeão em título, o mexicano Abraham Hochstrasser, que ficou neste etapa em segundo lugar do pódio e o Francês Gil Bernier que ficou em terceiro lugar mas, que ainda assim se sagrou o novo campeão da Europa, prova que decorreu em paralelo.

Foram 22 os pilotos que participaram nesta etapa inaugural do IFWA – Freeride World Champioship Tour e que surpreenderam o muito público que acompanhou a competição na Praia da Areia Branca. Na cerimónia de encerramento todos os concorrentes ouvidos pela organização teceram enormes elogios à prova e à qualidade das ondas, assim como ao Concelho da Lourinhã que acolheu pela primeira vez, esta prova de motonáutica.

Esta competição irá regressar nos próximos dois anos, conforme o protocolo assinado entre a FPM – Federação Portuguesa de Motonáutica e a PJSBA – Portugueses Jet Sports Boating Association e com o Município da Lourinhã. O Mundial de Freeride disputa-se em Portugal desde 2004, tendo as provas decorrido no passado em Peniche, Praia Grande (Sintra) e Nazaré. Tanto o presidente da FPM, Paulo Ferreira, como o presidente da PJSBA, Luís Centeno Fragoso, manifestaram publicamente o contentamento pelo sucesso obtido com a realização desta prova.

O Campeonato do Mundo tem ainda na agenda este ano a passagem por países como Austrália, Estados Unidos da América, México, França, Inglaterra e Japão.

A União das Freguesias de Lourinhã e Atalaia acompanhou, colaborou e apoiou, sempre que solicitada, a realização desta prova e esteve representada na cerimónia de encerramento pelo seu Presidente da Junta, Pedro Margarido, em que felicitou os vencedores, todos os atletas, a organização e o público.

Fonte: Jornal Alvorada; Imagens: Município da Lourinhã