Balanço Festival da Abóbora 2017


A 4ª Edição do Festival da Abóbora na Lourinhã e Atalaia, que decorreu de 27 a 29 de outubro, contou com cerca de 7500 visitantes durante os três dias do evento o que,  tendo em conta o período eleitoral que condicionou em parte o planeamento antecipado das ações de divulgação e de atividades, é um balanço positivo.

O Presidente da União de Freguesias de Lourinhã e Atalaia, Pedro Margarido, afirmou à comunicação social que “A 4ª edição do Festival da Abóbora correu bastante bem, apesar de ter sido uma corrida contra o tempo em termos de organização.”

O primeiro dia do evento contou com a presença da Diretora Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo, Elizete Jardim (em representação do Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural); do Presidente do Turismo do Centro, Pedro Machado, e do Presidente da Câmara Municipal da Lourinhã, João Duarte Carvalho.

Uma das muitas atrações do certame foi a exposição de “Abóboras do Mundo” com cerca de 50 espécies de abóbora, muito raras em Portugal, bem como a Abóbora Gigante, com 750 Kg que impressionou os visitantes, uma parceria com o Festival de Abóboras da Alemanha em Ludwigsdburg. Outra das curiosidades foi a exposição de uma abóbora, totalmente desenvolvida, com 18,90 gramas produzida por Maria Clotilde Vicente, residente na localidade de Abelheira.

O II Concurso Nacional de Doces e Doçaria com Abóbora da Lourinhã e Atalaia foi outro dos pontos altos do Festival. Na categoria de “Preparado” o 1º lugar foi atribuído ao “Doce Mundo Salgado com o preparado Brisas de Gila”, destacando-se outras delícias como a Torta de Abóbora e o doce Lourinhã com o preparado Crocante Galeão da Peralta. Na categoria de “Doce”, o 1º lugar foi para “Delícias da Natureza com o doce Compota de Abóbora”, destacando igualmente o doce de abóbora e as Delícias da Natureza com o doce Compota de Abóbora com Physalis.

Os resultados do II Concurso Nacional de Abóboras do Festival da Abóbora da 

Freguesia de Lourinhã e Atalaia, realizado no último dia, o 1º Lugar na categoria Abóbora mais Comprida e na Categoria Abóbora mais Pesada foi para o produtor Adriano Lúcio com 132 cm e 62,5 Kg, respectivamente, na categoria Maior abóbora espécie Musqué de Provence o 1º Lugar foi para o produtor Edmundo Baltazar, com 23,5 Kg, e o júri atribuiu uma Menção Honrosa pela maior Abóbora da espécie “Atlantic Giant” à empresa Malaquias & Malaquias, com 26Kg.

Todos os pratos servidos na 4ª edição do Festival da Abóbora da Lourinhã e Atalaia, tiveram como ingrediente principal a abóbora, e foram confecionadas cerca de 1.500 refeições durante os 3 dias do Festival

INICIATIVAS SOLIDÁRIAS

Através das ações solidárias que ocorreram durante o Festival, como a venda de abóboras e da torta gigante com doce de abóbora, a organização do Festival angariou o total de 3.261,20€, que revertem para a aquisição de equipamento para os Bombeiros Voluntários da Lourinhã.

“Orgulhamo-nos de ter conseguido angariar um valor ainda mais alto do que no ano anterior, que será utilizado para comprar equipamento para os Bombeiros Voluntários da Lourinhã”, disse Pedro Margarido, Presidente da Junta de Freguesia de Lourinhã e Atalaia.

O equipamento a ser adquirido é um ventilador / extractor de gases e fumos tóxicos de divisões confinadas tais como caves, garagens, etc.. e que permitirá aos Bombeiros prestar um socorro mais rápido e em segurança.

A entrega dos valores angariados na 4ª Edição do Festival da Abóbora foram entregues aos Bombeiros Voluntários da Lourinhã numa cerimónia simbólica que teve como objectivo juntar todos os que colaboraram neste iniciativa solidária a favor dos Bombeiros Voluntários da Lourinhã, empresas e produtores agrícolas, Pastelarias e Fábricas de Bolos, Associações e particulares. O Presidente da Junta, Pedro Margarido, agradeceu “…a todos que contribuíram para angariar esta soma, as empresas e produtores agrícolas que doaram as abóboras para a venda solidária e para a confecção da torta gigante, aos pasteleiros que desde da 1ª Edição do Festival da Abóbora tem colaborado na confecção de uma torta gigante de cariz solidário, que atingiu este ano os 66 metros de comprimento, um agradecimento especial ao Grupo Desportivo de Zambujeira e Serra do Calvo que todos os anos tem confeccionada o doce que recheia a Torta, e por fim, agradecer ao muito público presente no festival que generosamente apoiou estas iniciativas.”

SEMANA GASTRONÓMICA DA ABÓBORA

Este ano, 10 restaurantes da região aderiram à Semana Gastronómica da Abóbora, destacando-se deliciosos e inovadores pratos com abóbora, tais como Abóbora Recheada; Vitela no Forno com Abóbora, Creme de Abóbora; Pizza de Abóbora e Chevre entre muitos outros.

 

O Festival da Abóbora pretende valorizar a abóbora e os seus derivados, que neste festival são associados às criatividades e potencialidades locais. Incorpora componentes da Gastronomia, Turismo, Música Portuguesa, Artesanato, Exposições e componentes do conhecimento agregados nos workshops que decorreram ao longo do festival, prestados por instituições e empresas da região, e nas Jornadas Técnicas, uma parceira com a Louricoop e a AIHO, sobre a produção, armazenamento e comercialização de abóboras, aberto ao público.